Timor-Leste entra na terceira vaga com pior semana desde setembro

7 de Fevereiro 2022

Timor-Leste registou a pior semana desde setembro com quase 500 novos casos de Covid-19 registados até domingo, entrando oficialmente na terceira vaga da doença, referiu o boletim epidemiológico semanal.

“A variante Ómicron da covid-19 foi detetada em pessoas que vivem na comunidade em Timor-Leste, sem história de viagens internacionais recentes. A proporção de testes positivos aumentou. Timor-Leste entrou na sua terceira vaga da pandemia COVID-19”, de acordo com o texto do Pilar 3 do Ministério da Saúde timorense, em conjunto com a ‘task-force’ para Prevenção e Mitigação da Covid-19 e o Instituto Nacional de Saúde do país.

No mesmo período, o boletim indicou terem sido registadas 13 hospitalizações, depois de vários meses sem incidências. Pelo menos 686 pessoas necessitaram de hospitalização desde o início da pandemia da Covid-19.

“Na última semana a taxa de positividade foi de 13,1% com 367 testes positivos entre 2.811 testes realizados”, acrescentou.

“A taxa de incidência diária de notificações nos últimos sete dias aumentou para 5,1 por 100 mil pessoas em Timor-Leste, tendo em Díli aumentado para 18”, referiu.

Nas últimas 24 horas, o país registou 75 casos, com 532 ativos, e três novas hospitalizações, num total de 15.

Praticamente sem casos desde o início de outubro, Timor-Leste registou este ano um aumento significativo de novas infeções, com a confirmação de que a variante Ómicron está presente no território.

“A variante Ómicron é extremamente infecciosa, e é provável que muitas pessoas em Timor-Leste sejam infetadas nas próximas semanas. Para pessoas vacinadas, a variante Ómicron geralmente causa sintomas mais suaves do que a variante Delta”, referiu o boletim, que conta com a participação da Organização Mundial de Saúde, das Equipas de Apoio Médico Australiano (AusMAT), da Menzies School of Health Research, do Northern Territory Centre for Disease Control e do Como Consortium.

“Algumas pessoas continuarão a ficar muito doentes, especialmente as pessoas que não estão vacinadas. E se se espalhar rapidamente pela comunidade, pode levar a uma pressão significativa no sistema de saúde”, explicou, apelando à vacinação.

Na última semana foram dadas cerca de 3.000 vacinas, com 71,8% da população já com a primeira dose e 60,4% com a vacinação completa. Até ao momento, 6.832 receberam a dose de reforço.

“As pessoas que já tiveram covid-19 antes podem ser reinfetadas com a variante Ómicron. Qualquer pessoa que não esteja bem deve usar uma máscara e evitar o contacto com outras pessoas para reduzir o risco de transmissão adicional”, alertou.

“Pessoas com covid-19 sem sintomas ou apenas sintomas leves, devem isolar-se em casa. Hospitais e outras instalações de saúde do Governo estão preparadas para gerir doentes com casos moderadas ou graves, e os doentes que necessitam de internamento hospitalar por outras razões”, acrescentou o boletim.

Desde o início da pandemia, Timor-Leste registou 20.403 casos da Covid-19 e 122 mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights