Campanha “Olhe pelas Suas Costas” alerta para importância de procurar informação credível

8 de Fevereiro 2022

A propósito do Dia Mundial da Internet Mais Segura, que se assinala esta terça-feira, a Campanha "Olhe Pelas Suas Costas" alerta para a importância de procurar informação sobre saúde junto de fontes seguras e cientificamente validadas.

O recurso ao chamado ‘Dr. Google’ é cada vez mais comum por parte dos doentes, havendo, por isso, necessidade de garantir que os sites visitados são fontes seguras e cientificamente validadas por entidades reconhecidas.

De acordo com um estudo americano, que avaliou a utilização da internet por doentes antes de uma intervenção à coluna lombar, cerca de dois terços dos doentes realizaram pesquisas na internet sobre o procedimento. “Verificámos que 92,9% dos sites avaliados apresentavam informações inadequadas, sugerindo baixo nível de confiabilidade”, pode ler-se nas conclusões do mesmo estudo.

Neste sentido, Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas”, alerta que muitas são as vezes “em que nos chegam doentes ao consultório com autodiagnósticos ou soluções de tratamentos baseados no que leram ou viram na internet. Não quer isto dizer que seja incorreto pesquisar na internet, até porque é importante promover a literacia em saúde, mas deve-se procurar fontes credíveis.”

“ É importante que se perceba se os sites contêm conteúdos criados por profissionais de saúde, são especializados e pertencem a instituições ou sociedades cientificas que conhecemos e às quais atribuímos credibilidade”, acrescenta.

O site olhepelassuascostas.pt apresenta, assim, informação simplificada, mas cientificamente validada, sobre cuidados de saúde e prevenção de problemas como os da coluna vertebral, que são a principal causa de anos vividos com incapacidade no Mundo. No site muitos dos medos e receios dos doentes são desmistificados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights