SPG quer ver instituído o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

8 de Fevereiro 2022

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) quer instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável (SII) e lança uma petição pública. Estima-se que a SII afete cerca de um milhão de portugueses.

A SPG lançou o novo website “Vamos falar de SII” onde pode ser consultada “informação útil e credível” sobre a Síndrome do Intestino Irritável.  A sociedade alerta que esta síndrome “é uma condição crónica do sistema digestivo que se estima afetar mais de um milhão de portugueses – embora apenas cerca de 15% das pessoas afetadas procurem ajuda médica”.

A SII tem forte impacto social e económico na vida dos doentes. “Esta condição tem um grande impacto nas pessoas que vivem com SII, que veem a sua vida condicionada: em média, os doentes diagnosticados padecem dos sintomas 8,1 dias por mês. Além disso, o impacto económico é, também, muito elevado, representando o dobro das despesas da população geral, pela maior utilização de recursos médicos e apelo absentismo laboral.”

Atendendo a esta realidade o novo site da SPG disponibiliza estratégias para conviver e lidar melhor com a doença. Além disso, é possível aceder ao podcast informativo “À conversa consiigo” e assinar a petição para instauração do Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável, de forma a dar voz a mais de um milhão de portugueses.

Para Guilherme Macedo, presidente da SPG “esta iniciativa tem o objetivo de informar adequadamente por forma a aumentar a qualidade de vida destas pessoas e incentivar aqueles que ainda não procuraram um diagnóstico, que o façam. O “Vamos falar de SII” é mais um projeto com a assinatura Saúde Digestiva by SPG que cumpre uma das grandes missões da nossa associação: contribuir para o aumento da literacia em saúde, nomeadamente sobre a Síndrome do Intestino Irritável, por parte da população e das pessoas que vivem com esta síndrome”.

A petição para para instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável pode ser assinada Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights