Ingestão de açúcar está associada à hipertensão nas mulheres idosas

9 de Fevereiro 2022

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

Investigadores da Universidade de Delaware, em Newark, nos Estados Unidos, investigaram a associação entre os fatores alimentares e a hipertensão nos idosos. Este estudo transversal, publicado na Revista “Nutrition”, incluiu 128 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos. 

Os investigadores realizaram regressões lineares múltiplas para analisar as associações entre dieta (incluindo carnes, legumes, grãos, frutas, laticínios, gorduras e açúcar) e hipertensão. 

As conclusões revelam que há uma associação significativa entre a ingestão de açúcar e a pressão sistólica e diastólica nas mulheres. Os investigadores assinalam que uma diminuição de  2,3 colheres de chá  de açúcar resultaria numa diminuição de 8,4 mmHg na pressão arterial sistólica e uma queda de 3,7 mmHg na pressão arterial diastólica.

Como referem os investigadores, “estes resultados apoiam as recomendações alimentares de limitar a ingestão diária de açúcar e aumentar o consumo de frutas para promover a saúde cardiovascular nos idosos”. 

Informação bibliográfica:

Added Sugar Intake is Associated with Blood Pressure in Older Females

by Safiyah Mansoori, Nicole Kushner,Richard R. Suminsk.

https://doi.org/10.3390/nu11092060

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights