Ingestão de açúcar está associada à hipertensão nas mulheres idosas

9 de Fevereiro 2022

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

Investigadores da Universidade de Delaware, em Newark, nos Estados Unidos, investigaram a associação entre os fatores alimentares e a hipertensão nos idosos. Este estudo transversal, publicado na Revista “Nutrition”, incluiu 128 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos. 

Os investigadores realizaram regressões lineares múltiplas para analisar as associações entre dieta (incluindo carnes, legumes, grãos, frutas, laticínios, gorduras e açúcar) e hipertensão. 

As conclusões revelam que há uma associação significativa entre a ingestão de açúcar e a pressão sistólica e diastólica nas mulheres. Os investigadores assinalam que uma diminuição de  2,3 colheres de chá  de açúcar resultaria numa diminuição de 8,4 mmHg na pressão arterial sistólica e uma queda de 3,7 mmHg na pressão arterial diastólica.

Como referem os investigadores, “estes resultados apoiam as recomendações alimentares de limitar a ingestão diária de açúcar e aumentar o consumo de frutas para promover a saúde cardiovascular nos idosos”. 

Informação bibliográfica:

Added Sugar Intake is Associated with Blood Pressure in Older Females

by Safiyah Mansoori, Nicole Kushner,Richard R. Suminsk.

https://doi.org/10.3390/nu11092060

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This