Ingestão de açúcar está associada à hipertensão nas mulheres idosas

9 de Fevereiro 2022

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

A hipertensão é altamente prevalente na população mais velha. A dieta e o estilo de vida têm uma forte influência no seu controlo.

Investigadores da Universidade de Delaware, em Newark, nos Estados Unidos, investigaram a associação entre os fatores alimentares e a hipertensão nos idosos. Este estudo transversal, publicado na Revista “Nutrition”, incluiu 128 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos. 

Os investigadores realizaram regressões lineares múltiplas para analisar as associações entre dieta (incluindo carnes, legumes, grãos, frutas, laticínios, gorduras e açúcar) e hipertensão. 

As conclusões revelam que há uma associação significativa entre a ingestão de açúcar e a pressão sistólica e diastólica nas mulheres. Os investigadores assinalam que uma diminuição de  2,3 colheres de chá  de açúcar resultaria numa diminuição de 8,4 mmHg na pressão arterial sistólica e uma queda de 3,7 mmHg na pressão arterial diastólica.

Como referem os investigadores, “estes resultados apoiam as recomendações alimentares de limitar a ingestão diária de açúcar e aumentar o consumo de frutas para promover a saúde cardiovascular nos idosos”. 

Informação bibliográfica:

Added Sugar Intake is Associated with Blood Pressure in Older Females

by Safiyah Mansoori, Nicole Kushner,Richard R. Suminsk.

https://doi.org/10.3390/nu11092060

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights