Moçambique registou mais 52 casos de lepra em 2021 do que ano anterior

9 de Fevereiro 2022

O número de casos de lepra registados oficialmente em Moçambique aumentou no último ano, totalizando 3.135, mais 52 casos do que em 2020, anunciaram esta quarta-feira as autoridades de saúde.

A doença é considerada endémica em 66 dos 161 distritos do país, apesar de ter sido declarada erradicada em 2008, sendo que as províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte, e Zambézia, no centro, concentram 80% dos casos, anunciou a vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, citada pelo jornal Notícias.

A governante assinalou que a atual incidência de lepra em Moçambique pode minar o compromisso do Governo de atingir a meta de “zero infeções, zero deformidades e zero discriminação”, apontadas para 2030.

“O cumprimento da meta estabelecida para 2030 está assente em cinco pilares estratégicos, a saber: quimioterapia massiva, manejo de casos, controlo vetorial, disponibilidade de água, saneamento, higiene e educação e manejo de doenças transmitidas por animais”, acrescentou.

​​​​​​​Moçambique foi declarado livre da doença em 2008, altura em que registava uma taxa de menos de um caso por cada 10 mil habitantes – critério usado para que se declare a eliminação da lepra -, no entanto, foram assinalados posteriormente distritos onde a doença é endémica

A lepra é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria através da saliva e que afeta a pele e os nervos, levando à perda de sensibilidade e deformação de diferentes partes do corpo humano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights