Casa de Saúde S. João de Deus na Madeira requalifica duas unidades em investimento de 1,5 ME

11 de Fevereiro 2022

A Casa de Saúde São João de Deus, nos arredores do Funchal, requalificou duas unidades de internamento, hoje inauguradas, com um total de 48 camas, num investimento de 1,5 milhões de euros.

“Esta requalificação vai mudar para muito melhor os contextos de habitabilidade, de conforto dos doentes e aperfeiçoar também as condições de trabalho dos colaboradores”, salientou o diretor da instituição, Eduardo Lemos, na cerimónia de celebração dos 100 anos de presença do Instituto S. João de Deus na ilha da Madeira.

As unidades de internamento requalificadas – S. João de Deus e Coragem – respondem a situações de longo internamento e a doenças como défice cognitivo, esquizofrenia e psicogeriatria.

A unidade S. João de Deus, com 28 camas, e a Unidade Coragem, com 20 camas, contam agora com quartos, enfermarias, gabinetes, salas de atividade, refeitórios e um conjunto de outras “estruturas bem requalificadas”, destacou Eduardo Lemos.

O diretor da Casa de Saúde referiu que a obra representou um investimento de 1,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões através de empréstimo bancário e a restante verba proveniente de capitais próprios.

O responsável elencou também alguns projetos que estão a ser planeados, nomeadamente um programa assistencial e cuidados continuados em saúde mental, alargar o âmbito da intervenção na área das demências, robustecer o trabalho da comunidade e implementar um projeto de eficiência energética.

Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP/PPM), Miguel Albuquerque, realçou que esta casa de saúde é “decisiva e fundamental” na resposta a um conjunto de desafios, como o consumo “de um novo tipo de drogas sintéticas que proliferam e que têm criado problemas sociais e de saúde pública muito graves” e o alcoolismo.

“São desafios que nós temos de acompanhar e trabalhar em conjunto. E, nesse sentido, estamos preparados para assumir responsabilidades de tratamento de prevenção e integração social dessas pessoas”, afirmou o chefe do executivo insular.

Miguel Albuquerque garantiu ainda que o Governo da Madeira vai continuar a alocar recursos e a estabelecer parcerias com a Casa de Saúde S. João de Deus.

A Casa de Saúde S. João de Deus, com uma capacidade de 328 camas, cuida de mais de 900 utentes por ano, de acordo com a informação disponibilizada na cerimónia.

Em 17 de fevereiro de 1922, 12 irmãos chegaram à Madeira com a missão de assistir a população madeirense na área da saúde mental. Este estabelecimento dedicado às áreas da psiquiatria, saúde mental e reabilitação psicossocial foi inaugurado oficialmente em agosto de 1924.

A Casa de Saúde S. João de Deus do Funchal assiste todas as pessoas do sexo masculino que estejam na Região Autónoma da Madeira e dá também resposta a utentes do sexo feminino no Centro de Recuperação de Alcoologia S. Ricardo Pampuri e na Unidade de Cuidados Integrados Gerais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights