EUA oferecem ajuda ao Canadá para acabar com bloqueios nas fronteiras

11 de Fevereiro 2022

Os Estados Unidos ofereceram ajuda ao Canadá para acabar com o bloqueio das passagens na fronteira por manifestantes que se opõem às restrições sanitárias impostas devido à Covid-19, noticiou a imprensa canadiana.

A emissora pública do Canadá, CBC, referiu na quinta-feira que a Casa Branca e o Departamento de Segurança Interna norte-americano disponibilizaram recursos para acabar com os bloqueios das passagens de fronteira, devido aos danos que estão a causar à economia.

Fontes da Casa Branca, citadas pela CBC, indicaram que responsáveis norte-americanos falaram com homólogos canadianos para tentar resolver a crise, que já causou uma redução na produção de automóveis.

A intervenção da administração de Joe Biden ocorreu no mesmo dia em que a governadora do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer, pediu ao Canadá a reabertura do tráfego na ponte Ambassador, devido aos prejuízos económicos que está a causar ao estado norte-americano.

Num comunicado, Whitmer sublinhou que a paralisação do tráfego naquela passagem está a ter “um impacto significativo” para os trabalhadores do Michigan e que os setores automóvel, industrial e agrícola “estão a sentir os efeitos”.

A ponte Ambassador liga a cidade de Windsor, no Canadá, e Detroit, a maior cidade do estado norte-americano do Michigan (centro-oeste) e é a travessia terrestre mais importante entre os dois países.

Por esta ligação circulam diariamente cerca de 400 milhões de dólares (351 milhões de euros) em mercadorias, um terço do comércio entre os dois países e dezenas de milhares de pessoas.

Do lado do Canadá, grupos de camionistas críticos das restrições sanitárias do primeiro-ministro, Justin Trudeau, estão a bloquear o acesso à ponte há quatro dias, causando sérios problemas de abastecimento a vários setores, incluindo a indústria automóvel.

Dois outros postos fronteiriços estão a ser bloqueados por grupos de camionistas e agricultores.

Na província de Alberta, no oeste do Canadá, há quase duas semanas que camionistas bloqueiam intermitentemente a passagem de fronteira de Coutts, vital para o transporte de gado e produtos de pecuária.

Na quinta-feira, camionistas e agricultores em Manitoba, no centro do Canadá, iniciaram ações semelhantes na passagem de fronteira de Emerson.

Mais de 400 camiões estão a ocupar o centro de Otava, num protesto que começou em 29 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights