Investigadores do Porto participam em desafio que visa detetar sopros cardíacos

11 de Fevereiro 2022

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão organizar um desafio internacional que pretende estimular o desenvolvimento de soluções para detetar a presença de sopros em gravações de auscultações cardíacas de 1.500 pacientes, a maioria crianças.

Em comunicado, a FCUP revela hoje que os investigadores estão envolvidos na organização de um desafio internacional “que pretende estimular o desenvolvimento de soluções para problemas de investigação ainda abertos sobre a análise de sinais fisiológicos da atividade cardiovascular”.

Além de especialistas da FCUP, o desafio internacional vai contar com a participação de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto de Telecomunicações (IT).

Esta é a “primeira vez” que investigadores portugueses participam nos desafios George B. Moody PhysioNet, eventos internacionais que decorrem há 22 anos e são organizados pela PhysioNet em colaboração com a conferência Computing in Cardiology.

Este ano, o desafio foca-se na “deteção automática da presença de sopros a partir da análise de gravações de auscultação cardíaca”, salienta a instituição.

Aos participantes é solicitado que projetem e implementem um “algoritmo funcional e de código aberto” que possa determinar se algum sopro é audível nos registos de um paciente.

Os algoritmos vão ser desenvolvidos tendo por base gravações de auscultação cardíaca de mais de 1.500 pacientes, na sua maioria crianças, que foram recolhidos em diferentes projetos de investigação, liderados pelo IT em colaboração com o Círculo do Coração’, no Brasil.

“O grande objetivo é identificar a presença, ausência ou casos obscuros de sopros em registos de sons cardíacos coletados de vários locais de auscultação no corpo, usando um estetoscópio digital”, acrescenta a FCUP.

Citado no comunicado, o investigador e docente Miguel Coimbra, afirma que equipas de todo o mundo vão poder participar no desafio e “propor diferentes soluções para desempenhar a tarefa”.

Os vencedores do desafio serão anunciados na conferência Computing in Cardiology, que este ano decorre de 04 a 07 de setembro em Tampere, na Finlândia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APEF e Ordem dos Farmacêuticos apresentam Livro Branco da formação

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) promove a 22 de novembro, em Lisboa, o Fórum do Ensino Farmacêutico. O ponto alto do evento será o lançamento oficial do Livro Branco do Ensino Farmacêutico, um documento estratégico que resulta de um amplo trabalho colaborativo e que traça um novo rumo para a formação na área. O debate reunirá figuras de topo do setor.

Convenções de Medicina Geral e Familiar: APMF prevê fracasso à imagem das USF Tipo C

A Associação Portuguesa de Médicos de Família Independentes considera que as convenções para Medicina Geral e Familiar, cujas condições foram divulgadas pela ACSS, estão condenadas ao insucesso. Num comunicado, a APMF aponta remunerações insuficientes, obrigações excessivas e a replicação do mesmo modelo financeiro que levou ao falhanço das USF Tipo C. A associação alerta que a medida, parte da promessa eleitoral de garantir médico de família a todos os cidadãos até final de 2025, se revelará irrealizável, deixando um milhão e meio de utentes sem a resposta necessária.

II Conferência RALS: Inês Morais Vilaça defende que “os projetos não são nossos” e apela a esforços conjuntos

No segundo dia da II Conferência de Literacia em Saúde, organizada pela Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) em Viana do Castelo, Inês Morais Vilaça, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, sublinhou a necessidade de unir sinergias e evitar repetições, defendendo que a sustentabilidade dos projetos passa pela sua capacidade de replicação.

Bragança acolhe fórum regional dos Estados Gerais da Bioética organizado pela Ordem dos Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos organiza esta terça-feira, 11 de novembro, em Bragança, um fórum regional no âmbito dos Estados Gerais da Bioética. A sessão, que decorrerá na ESTIG, contará com a presença do Bastonário Helder Mota Filipe e integra um esforço nacional do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida para reforçar o diálogo com a sociedade e os profissionais, recolhendo contributos para uma eventual revisão do seu regime jurídico e refletindo sobre o seu papel no contexto tecnológico e social contemporâneo.

II Conferência RALS: Daniel Gonçalves defende que “o palco pode ser um bom ponto de partida” para a saúde psicológica

No âmbito do II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, realizado em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Dramaticamente: Saúde Psicológica em Cena”. Desenvolvido com uma turma do 6.º ano num território socialmente vulnerável, a iniciativa recorreu ao teatro para promover competências emocionais e de comunicação. Daniel Gonçalves, responsável pela intervenção, partilhou os contornos de um trabalho que, apesar da sua curta duração, revelou potencial para criar espaços seguros de expressão entre os alunos.

RALS 2025: Rita Rodrigues, “Literacia em saúde não se limita a transmitir informação”

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights