Rui Moreira sugere criação de rede de desfibrilhadores em espaços públicos do Porto

11 de Fevereiro 2022

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sugeriu hoje que o Hospital de São João, o INEM e outras entidades reunissem esforços na criação de uma rede de desfibrilhadores, a serem implementados em espaços públicos da cidade.

Considerando que a capacidade de desfibrilhadores automáticos externos é “insuficiente”, o autarca independente apelou hoje, durante a apresentação do projeto do heliporto no Hospital de São João, que se reunissem esforços num “trabalho conjunto para o espaço público dispor de desfibrilhadores”.

Na sessão, que contou com a presença de membros do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), do INEM, da Ordem dos Médicos e com autarcas das cidades vizinhas da Maia e Valongo, Rui Moreira sugeriu a “criação de uma rede de desfibrilhadores no espaço público”.

Ao mesmo tempo, o autarca salientou a necessidade de esse projeto conjunto integrar uma vertente de formação, de forma a capacitar os cidadãos a utilizarem aqueles dispositivos médicos.

O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento utilizado em paragens cardiorrespiratórias que pode ser utilizado não só por profissionais de saúde, mas por pessoas com formação em suporte básico de vida.

Em resposta, o médico e antigo diretor do INEM do Norte, António Barbosa Ribeiro, salientou que a rede de emergência “já está a trabalhar nesse sentido” e que vários projetos estão já em curso, nomeadamente em espaços públicos.

Tanto o responsável do INEM, como o presidente do conselho de administração do Hospital de São João, Fernando Araújo, e os restantes autarcas presentes, mostraram-se disponíveis para integrar um futuro projeto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights