Esta CIM abrange nove dos 12 concelhos do distrito de Bragança, onde estão anunciadas para as próximas semanas iniciativas como a Festas das Amendoeiras em Flor, em Freixo de Espada à Cinta, o Festival do Butelo e das Casulas, em Bragança, ou o Entrudo Chocalheiro dos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros.
A CIM Terras de Trás-os-Montes, da qual fazem parte, por exemplo, os concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros, fez saber hoje que o Conselho Intermunicipal deliberou, por unanimidade, manter até ao dia 15 de março a “recomendação para a não realização de iniciativas não passíveis de controlo”.
O secretário executivo da comunidade intermunicipal, Rui Caseiro, explicou à Lusa que se trata de “uma recomendação e não da proibição”, como aconteceu nas posições assumidas nas fases mais críticas da pandemia de Covid-19.
Segundo disse, a recomendação visa iniciativas “que impliquem uma grande concentração de pessoas e consequentemente dificultem ou impossibilitem o controlo sanitário, criando condições favoráveis para a propagação do vírus” SARS-CoV-2.
No caso da realização de eventos, a CIM “apela também à população e entidades organizadoras que respeitem todas as normas sanitárias em vigor” nos nove concelhos que representa, concretamente Alfândega da Fé, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Vila Flor, Mogadouro e Miranda do Douro.
Esta entidade justifica que, “apesar de nos últimos dias a situação ter conhecido uma evolução mais favorável, o Conselho Intermunicipal entende ainda ser prematuro avançar para a realização de eventos de grande envergadura não passíveis de controlo”.
A CIM esclarece ainda que esta decisão de recomendar a não realização de eventos com grande concentração de pessoas, até 15 de março, é “passível de revisão sempre que a situação se alterar”.
LUSA/HN
0 Comments