Noruega retira as últimas restrições

12 de Fevereiro 2022

A Noruega retirou este sábado as últimas restrições para fazer face à Covid-19, como regras de distanciamento social e o uso de máscara em espaços lotados, apesar do aumento nas infeções com a variante Ómicron.

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, disse hoje em conferência de imprensa que restrições como um metro de distância nos comboios desaparecem.

“Agora podemos ter interações sociais como antes, sair à noite, ir a eventos culturais e outros”, afirmou o chefe de Governo.

A Noruega já tinha suspendido a maioria das outras restrições relacionadas com a Covid-19 no início deste mês, como obrigação de teletrabalho, a limitação do tamanho das reuniões ou restrições à venda de álcool.

A obrigação de isolamento por quatro dias após um teste à Covid-19 positivo é também diminuída para uma recomendação simples, enquanto as crianças com sintomas respiratórios não são mais obrigadas a fazer o teste.

O chefe do Governo, no entanto, sublinhou que “a pandemia não acabou” e aconselhou as pessoas não vacinadas e os mais frágeis a continuarem a respeitar o distanciamento social e a usarem máscaras quando o distanciamento não for possível.

O Instituto Norueguês de Saúde Pública (FHI) disse que o país ainda não atingiu o pico de infeções pela variante Ómicron, mas que esse pico é esperado para breve.

O número de internamentos relacionados com a Covid-19 aumentou 40% na última semana.

Desde o início da pandemia, foram registados na Noruega 986.851 casos positivos e 1.440 mortes relacionadas com o vírus. No país europeu mais de 91% da população recebeu pelo menos duas doses da vacina.

O FHI estima que três a quatro milhões de pessoas de uma população total de 5,4 milhões podem ser infetadas até ao verão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights