Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apela à instituição do Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

12 de Fevereiro 2022

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) reforça a sua proposta para instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável (SII) através do lançamento do novo website da campanha "Vamos falar de SII" e de uma página de Instagram com informação sobre a doença.

“A petição pública visa instituir o Dia Nacional da SII, de forma a aumentar a sensibilização da população para esta síndrome e reconhecer os obstáculos diários sentidos pelas pessoas que vivem com SII”, explica, em comunicado, a SPG.

A SII é uma condição crónica do sistema digestivo que se estima afetar mais de um milhão de portugueses – embora apenas cerca de 15% das pessoas afetadas procurem ajuda médica. Esta condição tem um grande impacto nos doentes, que veem a sua vida condicionada. Em média, os doentes diagnosticados padecem dos sintomas 8,1 dias por mês. Além disso, o impacto económico é, também, muito elevado, representando o dobro das despesas da população geral, pela maior utilização de recursos médicos e apelo absentismo laboral.

No novo website, indica a SPG, é possível encontrar informação acerca da SII, bem como estratégias para conviver e lidar melhor com a doença, aceder ao podcast informativo “À conversa consiigo” e assinar a petição para o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável.

Segundo Guilherme Macedo, presidente da SPG, “esta iniciativa tem o objetivo de informar adequadamente por forma a aumentar a qualidade de vida destas pessoas e incentivar aqueles que ainda não procuraram um diagnóstico”. “O “Vamos falar de SII” é mais um projeto com a assinatura Saúde Digestiva by SPG que cumpre uma das grandes missões da nossa associação: contribuir para o aumento da literacia em saúde, nomeadamente sobre a Síndrome do Intestino Irritável, por parte da população e das pessoas que vivem com esta síndrome”, acrescentou.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights