Centro de Simulação CUF e Hospital Fernando Fonseca formam médicos em Medicina Intensiva

13 de Fevereiro 2022

O Centro de Simulação da CUF Academic Center e o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) estabeleceram um protocolo para organização de programas de formação destinados a internos de Medicina Intensiva.

“Este protocolo, celebrado com base no interesse recíproco das duas instituições em desenvolver ações que contribuam para a partilha de conhecimento e ações de formação de medicina intensiva, prevê a realização regular de formações teórico-práticas base, com recurso a equipamentos de simulação de elevada componente tecnológica, com complemento de formação em Ginásio de Simulação”, explica Paulo Freitas, diretor do Serviço de Medicina Intensiva do HFF, citado no comunicado enviado às redações.

E acrescenta: “Desta forma, com esta parceria, podemos proporcionar aos nossos internos de Medicina Intensiva formação específica em Broncofibroscopia, o que será certamente uma mais valia para uma resposta mais eficiente às necessidades específicas da nossa população”.

O modelo pedagógico do Centro de Simulação da CUF Academic Center, localizado no Hospital CUF Tejo, permite aos profissionais de saúde realizar horas de treino suplementar, baseadas em simulação, “com vista a alcançar proficiência e segurança na execução de técnicas e procedimentos específicos”, segundo Pedro Garcia, diretor clínico do Centro de Simulação CUF Academic Center, citado no mesmo comunicado.

Este modelo permite “uma curva de aprendizagem progressiva até obtenção de proficiência técnica em Broncofibroscopia, com recurso a equipamentos que para além de possuírem elevada componente tecnológica simulam cenários reais de uma Unidade de Cuidados Intensivos”, refere Pedro Garcia.

As ações de formação começam em março, estando previstas cinco até ao final do ano.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights