Sioslife e Medtronic promovem “conversas com chá e amor” em evento online sobre estenose aórtica

13 de Fevereiro 2022

No dia 14 de fevereiro, às 14h30, a Sioslife e a Medtronic juntam-se mais uma vez para sensibilizar a população dos lares de terceira idade, cuidadores e familiares para a estenose aórtica.

A sessão “Conversas com chá e amor”, que será transmitida em direto a partir das redes sociais da Sioslife (Facebook e Youtube) e dos sistemas interativos Sioslife, presentes em mais de 350 instituições, contará com a presença de dois doentes, João Silva e Júlio Ribeiro, que foram submetidos a uma intervenção de implantação de válvula cardíaca e irão responder às principais questões enviadas pelos seniores da plataforma Sioslife, que conta com mais de 5.000 utilizadores.

João Silva, de 93 anos, sentiu um ligeiro aperto no peito em 2017 e rapidamente realizou os exames que permitiram diagnosticar a estenose aórtica, depois de ser alertado pelo filho, que é cardiologista. Já Júlio Ribeiro, de 77 anos, deu entrada no hospital em 2021 devido a um problema com um bypass realizado em 2007, mas saiu de lá com uma nova válvula aórtica. Ambos foram postos à prova com uma doença que pode ser fatal se não for detetada a tempo, mas rapidamente receberam o tratamento adequado, o que lhes permitiu recuperar a sua qualidade de vida.

Para tentar ajudar mais pessoas com o mesmo problema e desmistificar a complexidade do tratamento, João Silva e Júlio Ribeiro irão responder a perguntas relacionadas com o diagnóstico, a recuperação e a convivência com a doença.

A estenose aórtica é uma das doenças mais frequentes das válvulas do coração, afetando principalmente pessoas acima dos 70 anos. Em Portugal, estima-se que cerca de 32 mil pessoas padeçam desta patologia.

“Isto acontece porque, principalmente depois dos 80 anos, a válvula aórtica pode estar sujeita a um processo de espessamento e obstrução. Consequentemente, esta vai ficando cada vez mais estreita, impedindo o fluxo normal do sangue e limitando as capacidades e qualidade de vida do doente”, explica João Carlos Silva, cardiologista de intervenção e responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital São João, no Porto.

Esta é uma doença que pode, durante anos, ser silenciosa ou ter sintomas facilmente confundidos com os da idade, como é o caso do cansaço. No entanto, com o passar do tempo, podem existir desmaios, síncopes ou dores no peito quando são feitos esforços. “Nesse momento, é crucial procurar ajuda junto de um especialista para que haja um diagnóstico atempado e consequente adoção do tratamento adequado, sob o risco de esta doença se poder tornar fatal”, alerta o médico.

Depois do diagnóstico, o tratamento consiste no implante de uma nova válvula cardíaca, que pode ser realizado através de uma cirurgia convencional ou de tratamento percutâneo (TAVI). Realizado pela via femoral, através da virilha, este consiste na utilização de uma técnica minimamente invasiva, que reduz significativamente o risco para os doentes, que são maioritariamente idosos. Surge assim como alternativa à cirurgia cardíaca de peito aberto, diminuindo os riscos associados ao procedimento e os cuidados necessários no pós-operatório.

A plataforma Sioslife contém explicações sobre o que é a estenose aórtica, as suas consequências, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos. Estão ainda disponíveis histórias contadas na primeira pessoa por doentes que foram diagnosticados e receberam tratamentos.

A sessão de esclarecimento vem juntar-se aos materiais que já estão na plataforma SiosLife para munir idosos, cuidadores e familiares de um conhecimento mais aprofundado sobre esta doença, de forma a conseguirem estar atentos a sinais de alerta.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights