Formação internacional para profissionais de saúde na área da diabetes chega a Portugal

14 de Fevereiro 2022

O programa “Time In Range (TIR) Academy” promovido pela International Diabetes Center chega a Portugal. A iniciativa visa melhorar as competências e aprofundar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre os novos conceitos de TIR e as métricas de medição e monitorização de glicose.

A TIR Academy, apoiada pela Sanofi, já conta com a participação de 125 profissionais de saúde portugueses. O programa que decorre ao longo deste ano será constituído por três frases.

Em primeiro lugar, “o corpo docente internacional irá cobrir todos os aspetos do uso de relatórios TIR e AGP (Perfil de Glicose Ambulatório), para melhorar a gestão do tratamento das pessoas com diabetes”. Numa segunda fase, “será avaliado como o TIR e a CGM (monitorização contínua de glicose), que são usados em ensaios clínicos, podem impactar a prática diária”. Já para a última fase espera-se que seja feita uma “revisão de casos clínicos dos participantes e a discussão com o corpo docente do IDC.”

Para Sofia Lemos, Medical Lead GEM & Country Medical Lead, “esta parceria com o IDC permite-nos chegar a um conjunto alargado de profissionais de saúde a nível mundial com o estado da arte mais atual sobre a diabetes e a gestão desta patologia. Assim é com orgulho que a Sanofi também disponibiliza esta oferta formativa aos profissionais de saúde nacionais, apoiando o seu percurso profissional para que possam dar a melhor resposta aos milhares de pessoas que vivem com diabetes.”

Fundado em 1967, o IDC é reconhecido internacionalmente pela excelência na formação profissional especializada, educação de doentes, investigação e modelos para cuidados centrados no doente.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights