Aberto novo centro de vacinação em Águeda

15 de Fevereiro 2022

O novo Centro de Vacinação de Águeda entrou esta segunda-feira em funcionamento, no pavilhão do Ginásio Clube de Águeda (GICA), informou fonte municipal.

“A instalação desta nova unidade resulta de um trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, e em articulação com o GICA, a quem a autarquia agradece publicamente a disponibilização deste espaço”, dá conta uma nota de imprensa da autarquia.

A Câmara de Águeda assumiu os custos diretos relacionados com a adaptação do espaço do GICA, nomeadamente no que respeita à instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, sistema de senhas e infraestruturas de telecomunicações.

“Considerando a fase de reforço vacinal em que nos encontramos e tendo em conta que o centro de Vacinação, em Recardães, não respondia às necessidades e que as carências logísticas e de espaço foram agudizadas ao longo da pandemia, tornou-se imperativo instalar um novo centro de vacinação”, justificou Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

O autarca salienta que houve uma resposta “rápida e eficiente, a todas as solicitações do ACES para a instalação do novo centro de vacinação, agilizando todo o processo e custeando as despesas de infraestruturação do espaço”.

Cabe ao ACES a gestão de todo o processo de vacinação propriamente dito, designadamente no que se refere aos recursos humanos necessários para o funcionamento do centro, nomeadamente médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais.

O novo centro está dotado com uma área de atendimento, um espaço de triagem, sala de espera, sete postos de vacinação, uma sala de isolamento e outra de recobro, para que os vacinados sejam monitorizados após a toma da vacina.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.813.329 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.565 pessoas e foram contabilizados 3.093.723casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights