Laboratórios Germano de Sousa devem reabrir hoje no Porto e quarta-feira em Lisboa

15 de Fevereiro 2022

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, alvo de um ataque informático na semana passada, deverão reabrir esta terça-feira no Norte, mas em Lisboa apenas está previsto na quarta-feira, disse à Lusa o responsável pelo grupo.

“Em Lisboa, em princípio só na quarta-feira. Tivemos praticamente de reconstruir toda uma rede informática”, explicou o médico Germano de Sousa, acrescentando que, cerca das 12:00, já deve estar a funcionar o laboratório grande, na Trindade (no Porto), assim como a ligação às unidades de saúde CUF Norte.

Além do laboratório da Trindade, deverão igualmente reabrir postos de colheita durante a tarde, na região do norte.

O ataque informático, que infetou os sistemas de comunicação com um vírus, prejudicou a comunicação com os parceiros, hospitais e centros de análises.

O grupo Germano de Sousa informou que o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira, foi “deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes”, mas “não existe qualquer evidência” de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights