Tecnológica e Centro Académico Clínico das Beiras querem melhorar cuidados de saúde

16 de Fevereiro 2022

A UpHill, empresa tecnológica de 'software' médico, e o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), com sede na Covilhã, estabeleceram uma parceria para disseminar conhecimento e melhorar os cuidados de saúde através de ferramentas digitais, foi hoje anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a empresa explica que o trabalho conjunto das duas entidades vai incidir em áreas clínicas prioritárias, como o envelhecimento saudável, a demência, a diabetes, bem como doenças cerebrovasculares, neoplásicas e pulmonares.

“A parceria entre as duas instituições visa reforçar o ensino pré e pós-graduado com conteúdos que combatam a fragmentação dos cuidados, um problema amplamente discutido no setor da saúde”, é referido.

Citado na nota de imprensa, Luís Patrão, médico e responsável na UpHill, compara o percurso dos doentes nos cuidados de saúde a uma viagem, referindo que a “fragmentação” equivale ao “para-arranca” do trânsito.

Sublinhando que a fragmentação da jornada do doente se reflete, diariamente, em registos clínicos com informações incompletas sobre o doente, na duplicação de exames de diagnóstico, e no aumento do período de tempo que decorre entre o diagnóstico e o início do tratamento, dimensões, a informação vinca que o objetivo da parceria é ajudar a resolver esses problemas, mantendo os profissionais de saúde atualizados na gestão da jornada dos doentes.

“O objetivo último é garantir a otimização dos cuidados de saúde em equipa e em rede, através da utilização de ferramentas digitais”, sublinha.

“Consideramos que as sinergias geradas através desta parceria serão de um enorme valor acrescentado para a comunidade científica e médica em Portugal, tendo em conta o conhecimento acumulado na área do desenho, implementação e validação das jornadas do doente em metodologias inovadoras, nomeadamente através da simulação”, afirma Luís Patrão.

Igualmente citado na nota de imprensa, o presidente do CACB, Miguel Castelo Branco, também assinala a importância do projeto.

“A parceria entre o CACB e a UpHill é absolutamente estratégica para o desenvolvimento de soluções que melhorem o conhecimento e a interação entre várias instituições de saúde”, vinca Miguel Castelo Branco, que também é presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

A UpHill foi fundada em 2015, enquanto ‘spin-off’ da Universidade da Beira Interior, e, atualmente, tem presença consolidada no setor hospitalar em Portugal, bem como projetos com multinacionais farmacêuticas em Portugal e mercado europeu.

O Centro Académico Clínico das Beiras, com sede na Covilhã, tem como principal missão a promoção do desenvolvimento de melhorias na prestação de cuidados de saúde, das práticas de investigação e do ensino e formação de profissionais altamente qualificados, diferenciados e competentes.

Criado em 2017, por portaria governamental, é um consórcio constituído por instituições de saúde e de ensino superior, situadas dos distritos de Castelo Branco, da Guarda e de Viseu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights