Tecnológica e Centro Académico Clínico das Beiras querem melhorar cuidados de saúde

16 de Fevereiro 2022

A UpHill, empresa tecnológica de 'software' médico, e o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), com sede na Covilhã, estabeleceram uma parceria para disseminar conhecimento e melhorar os cuidados de saúde através de ferramentas digitais, foi hoje anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a empresa explica que o trabalho conjunto das duas entidades vai incidir em áreas clínicas prioritárias, como o envelhecimento saudável, a demência, a diabetes, bem como doenças cerebrovasculares, neoplásicas e pulmonares.

“A parceria entre as duas instituições visa reforçar o ensino pré e pós-graduado com conteúdos que combatam a fragmentação dos cuidados, um problema amplamente discutido no setor da saúde”, é referido.

Citado na nota de imprensa, Luís Patrão, médico e responsável na UpHill, compara o percurso dos doentes nos cuidados de saúde a uma viagem, referindo que a “fragmentação” equivale ao “para-arranca” do trânsito.

Sublinhando que a fragmentação da jornada do doente se reflete, diariamente, em registos clínicos com informações incompletas sobre o doente, na duplicação de exames de diagnóstico, e no aumento do período de tempo que decorre entre o diagnóstico e o início do tratamento, dimensões, a informação vinca que o objetivo da parceria é ajudar a resolver esses problemas, mantendo os profissionais de saúde atualizados na gestão da jornada dos doentes.

“O objetivo último é garantir a otimização dos cuidados de saúde em equipa e em rede, através da utilização de ferramentas digitais”, sublinha.

“Consideramos que as sinergias geradas através desta parceria serão de um enorme valor acrescentado para a comunidade científica e médica em Portugal, tendo em conta o conhecimento acumulado na área do desenho, implementação e validação das jornadas do doente em metodologias inovadoras, nomeadamente através da simulação”, afirma Luís Patrão.

Igualmente citado na nota de imprensa, o presidente do CACB, Miguel Castelo Branco, também assinala a importância do projeto.

“A parceria entre o CACB e a UpHill é absolutamente estratégica para o desenvolvimento de soluções que melhorem o conhecimento e a interação entre várias instituições de saúde”, vinca Miguel Castelo Branco, que também é presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

A UpHill foi fundada em 2015, enquanto ‘spin-off’ da Universidade da Beira Interior, e, atualmente, tem presença consolidada no setor hospitalar em Portugal, bem como projetos com multinacionais farmacêuticas em Portugal e mercado europeu.

O Centro Académico Clínico das Beiras, com sede na Covilhã, tem como principal missão a promoção do desenvolvimento de melhorias na prestação de cuidados de saúde, das práticas de investigação e do ensino e formação de profissionais altamente qualificados, diferenciados e competentes.

Criado em 2017, por portaria governamental, é um consórcio constituído por instituições de saúde e de ensino superior, situadas dos distritos de Castelo Branco, da Guarda e de Viseu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights