Projeto-piloto junta Abraço e hospitais do Porto para prevenir infeção VIH

18 de Fevereiro 2022

A Abraço lançou, em parceria com os hospitais do Porto, um projeto-piloto que simplifica o acesso a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma ferramenta de prevenção da infeção por VIH, através de consultas descentralizadas, explicou esta sexta-feira a presidente da associação.

À Lusa, Cristina Sousa descreveu que “o objetivo é escoar com mais qualidade e facilidade um serviço” dedicado a quem deseje aderir à PrEP, mantendo os interessados no sistema hospitalar, mas sem que estes tenham de se deslocar aos hospitais.

Este projeto junta a Abraço e o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), estrutura que inclui o Hospital de Santo António, e o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

“Percebemos que, em termos de acessibilidade – e com a pandemia [da covid-19] a situação piorou – estava a ser difícil dar resposta e em tempo útil ao número de pedidos. Sendo a PrEP uma medida de prevenção importante, deve ser iniciada mal a pessoa manifeste o desejo de iniciar este método preventivo”, descreveu Cristina Sousa.

Considerada uma intervenção eficaz de prevenção do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), a PrEP consiste na toma de um medicamento para prevenir a infeção em pessoas seronegativas, ou seja não portadores de VIH.

Na prática, a PrEP permite, a quem tem consciência de que tem comportamentos de risco, adicionar ao seu dia a dia uma ferramenta de prevenção.

A toma do comprimido associado a esta técnica não substitui o uso do preservativo porque não elimina o risco de contrair outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas previne a infeção por VIH.

“Há um conjunto de pessoas que tem noção que nem sempre usa preservativo. Sabendo que tem esse comportamento, a pessoa que mostra interesse em iniciar esta terapêutica antirretroviral pode recorrer à Abraço e iniciar um processo que é conduzido por clínicos dos hospitais, mas sem ir ao hospital”, disse a responsável.

Qualquer pessoa pode procurar as consultas que decorrem, após rastreio e manifestação de interesse, no Centro Comunitário da associação, na Rua da Torrinha.

O protocolo que junta a Abraço, o CHUP e o CHUSJ “não tem fechado” um número limite de beneficiários, estando a ser desenvolvido de acordo com as vagas existentes.

Paralelamente, as consultas nos hospitais continuam a acontecer, mas desta forma, explicou a responsável, é possível envolver as ONG e retirar peso aos hospitais no que diz respeito à espera por consultas ligadas a doenças infecciosas.

Salvaguardando que a adesão não significa ficar fora do sistema, porque, aliás, o tratamento das análises é hospitalar e o clínico que acolhe o utente que procura a Abraço é dos hospitais do Porto, Cristina Sousa acrescentou que outro dos objetivos do projeto é “garantir um ambiente de maior proximidade, logo potenciar uma maior adesão ao tratamento”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights