ECDC diz que Portugal não enviou dados de testes, DGS garante que sim

19 de Fevereiro 2022

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças diz que Portugal não enviou os dados de testes referentes a esta semana, mas a Direção-Geral da Saúde garante que fez “o procedimento habitual”.

Segundo a informação que consta na página oficial do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Portugal não apresentou os dados referentes a testes para efeitos do último mapa semanal, requisito para calcular a taxa de notificação a 14 dias, ponderada pela implantação da vacina.

No último mapa do ECDC, atualizado na quinta-feira, Portugal aparece listado a preto e cinzento, com a referência “dados disponíveis insuficientes”.

A Lusa pediu esclarecimentos à Direção-Geral da Saúde (DGS), que informou ter procedido “à submissão dos dados na plataforma europeia, seguindo o procedimento habitual e sem constrangimentos identificados”.

A DGS referiu ainda que está a aguardar “esclarecimento” da agência da União Europeia, criada em 2005 para reforçar as defesas da Europa contra doenças infecciosas.

O ECDC publica os referidos mapas semanalmente, na sequência da Recomendação do Conselho Europeu sobre a abordagem coordenada às restrições à livre circulação, em resposta à pandemia de covid-19, adotada a 25 de janeiro e que entrou em vigor a 1 de fevereiro.

Nessa recomendação, o Conselho solicita ao ECDC que classifique os Estados-membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (somam-se Islândia, Liechtenstein e Noruega), de acordo com um indicador baseado na taxa de notificação a 14 dias, ponderada pela adesão à vacina na região.

Os mapas baseiam-se em dados comunicados pelos países e são reunidos semanalmente entre segunda e quarta-feira (relativos à semana anterior) e publicados às quintas-feiras.

Segundo a mais recente análise de risco (“linhas vermelhas”) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgada na sexta-feira, na última semana foram efetuados cerca de 847 mil testes de despiste do SARS-CoV-2 em Portugal, uma redução face aos sete dias anteriores (mais de 1,2 milhões de testes).

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights