Ilha do Faial tem uma nova residência para acolher doentes deslocados

19 de Fevereiro 2022

A ilha do Faial, nos Açores, tem uma nova residência para doentes deslocados, que já está disponível para acolher utentes e acompanhantes das ilhas do Pico, Flores e Corvo, revelou hoje o executivo açoriano.

“A descontinuidade territorial e as limitações que existem no Serviço Regional de Saúde não podem constituir entraves à concretização do direito à saúde”, afirmou o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, citado em comunicado de imprensa.

Segundo o executivo açoriano, a nova residência, de tipologia T2, com capacidade para quatro pessoas, está localizada a cerca de cinco minutos do Hospital da Horta de carro e será gerida pela Casa do Povo da Feteira.

Vai acolher utentes que se desloquem das ilhas do Pico, Flores e Corvo à ilha do Faial para obter cuidados médicos no Hospital da Horta, bem como os seus acompanhantes.

Segundo a vice-presidência do Governo Regional, esta casa vai “completar a Rede de Residências para Doentes Deslocados existentes nas ilhas com hospital” (São Miguel, Terceira e Faial), permitindo “aumentar a capacidade de resposta” aos doentes que tenham de se deslocar por motivos de saúde à ilha do Faial.

“Estamos muito atentos às dificuldades que estes açorianos passam por terem de lidar com a sua doença e, por muitas vezes, terem de sair da sua ilha para se tratarem”, salientou o vice-presidente do executivo açoriano, que tutela a área da Solidariedade Social.

Artur Lima lembrou ainda que, durante 2021, foram atribuídos cerca de 725 mil euros a doentes deslocados açorianos ao abrigo do Complemento Especial para o Doente Oncológico (CEDO).

“Foram mais 103 mil euros do que em 2020, o que permitiu contemplar cerca de 1.500 beneficiários”, apontou.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights