Publicado primeiro estudo que analisa as alterações cerebrais associadas à fibromialgia juvenil

20 de Fevereiro 2022

Um estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatology carateriza pela primeira vez as alterações no volume de matéria cinzenta em adolescentes afetados por fibromialgia juvenil, e analisa a sua relevância funcional e clínica

A fibromialgia juvenil é uma síndrome caraterizada por uma dor crónica que afeta todo o corpo. Também causa fadiga, bem como distúrbios do sono e do humor. Afeta crianças e adolescentes – principalmente raparigas – em todo o mundo e aparece durante um período crítico do desenvolvimento do cérebro. A análise das alterações cerebrais que ocorrem nas primeiras fases da fibromialgia juvenil poderia ajudar a compreender melhor a fisiopatologia desta síndrome, que até à data não tinha sido abordada sob esta perspetiva.

Um estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatology carateriza pela primeira vez as alterações no volume de matéria cinzenta em adolescentes afetados por fibromialgia juvenil, e analisa a sua relevância funcional e clínica. O estudo contribui para identificar potenciais fatores de risco que ajudarão a testar a eficácia dos diferentes tratamentos para inverter estas alterações cerebrais. A nova investigação é liderada pela investigadora de pós-doutoramento Maria Suñol e pela professora Marina López Solà, do grupo de investigação do Laboratório de Neurociências da Dor e Emoção da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde e do Instituto de Neurociências (UBNeuro) da Universidade de Barcelona.

O estudo, que aplica várias técnicas de estudo neurofisiológico, contou com a participação de 34 raparigas adolescentes afetadas pela patologia e um grupo de controlo de 38 adolescentes saudáveis. A nova investigação foi realizada em colaboração com as professoras Susmita Kashikar-Zuck e Robert Coghill, membros do Hospital Infantil de Cincinnati (Estados Unidos).

Fibromialgia juvenil: cérebro, auto perceção e emoções

O estudo revela que os adolescentes com fibromialgia juvenil têm menos matéria cinzenta na região do córtex matriculado anterior (CCM), uma região cerebral que é decisiva para o processamento da dor. Esta caraterística pode estar relacionada com o envolvimento excessivo de circuitos cerebrais que processam a dor e aponta para a existência de uma reorganização com estes circuitos neuronais.

Os pacientes mais afetados pela patologia – e com mais sintomas – mostram também um aumento de volume nas regiões frontais do cérebro que está relacionado com a criação de narrativas sobre si próprio e o processamento e regulação emocional.

Este aumento de volume poderia refletir uma certa imaturidade no processo de desenvolvimento dos circuitos frontais envolvidos com a emoção e a linguagem. “Estas descobertas reforçam a necessidade de considerar estratégias terapêuticas destinadas a modular a atividade nestes circuitos a fim de inverter as narrativas nocivas que os pacientes possam sentir sobre si próprios”, observa Maria Suñol, primeira autora do estudo.

Afirma também que algumas alterações cerebrais associadas à fibromialgia juvenil coincidem com as identificadas em mulheres adultas com fibromialgia. “Isto sugere que ambas as síndromes partilham parte da fisiopatologia”, nota o conferencista López Solà. “Por conseguinte, é importante promover o estudo precoce e orientado da patologia em adolescentes, a fim de evitar a transição da fibromialgia juvenil para a fibromialgia adulta”.

Ver texto original AQUI

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights