Publicado primeiro estudo que analisa as alterações cerebrais associadas à fibromialgia juvenil

20 de Fevereiro 2022

Um estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatology carateriza pela primeira vez as alterações no volume de matéria cinzenta em adolescentes afetados por fibromialgia juvenil, e analisa a sua relevância funcional e clínica

A fibromialgia juvenil é uma síndrome caraterizada por uma dor crónica que afeta todo o corpo. Também causa fadiga, bem como distúrbios do sono e do humor. Afeta crianças e adolescentes – principalmente raparigas – em todo o mundo e aparece durante um período crítico do desenvolvimento do cérebro. A análise das alterações cerebrais que ocorrem nas primeiras fases da fibromialgia juvenil poderia ajudar a compreender melhor a fisiopatologia desta síndrome, que até à data não tinha sido abordada sob esta perspetiva.

Um estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatology carateriza pela primeira vez as alterações no volume de matéria cinzenta em adolescentes afetados por fibromialgia juvenil, e analisa a sua relevância funcional e clínica. O estudo contribui para identificar potenciais fatores de risco que ajudarão a testar a eficácia dos diferentes tratamentos para inverter estas alterações cerebrais. A nova investigação é liderada pela investigadora de pós-doutoramento Maria Suñol e pela professora Marina López Solà, do grupo de investigação do Laboratório de Neurociências da Dor e Emoção da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde e do Instituto de Neurociências (UBNeuro) da Universidade de Barcelona.

O estudo, que aplica várias técnicas de estudo neurofisiológico, contou com a participação de 34 raparigas adolescentes afetadas pela patologia e um grupo de controlo de 38 adolescentes saudáveis. A nova investigação foi realizada em colaboração com as professoras Susmita Kashikar-Zuck e Robert Coghill, membros do Hospital Infantil de Cincinnati (Estados Unidos).

Fibromialgia juvenil: cérebro, auto perceção e emoções

O estudo revela que os adolescentes com fibromialgia juvenil têm menos matéria cinzenta na região do córtex matriculado anterior (CCM), uma região cerebral que é decisiva para o processamento da dor. Esta caraterística pode estar relacionada com o envolvimento excessivo de circuitos cerebrais que processam a dor e aponta para a existência de uma reorganização com estes circuitos neuronais.

Os pacientes mais afetados pela patologia – e com mais sintomas – mostram também um aumento de volume nas regiões frontais do cérebro que está relacionado com a criação de narrativas sobre si próprio e o processamento e regulação emocional.

Este aumento de volume poderia refletir uma certa imaturidade no processo de desenvolvimento dos circuitos frontais envolvidos com a emoção e a linguagem. “Estas descobertas reforçam a necessidade de considerar estratégias terapêuticas destinadas a modular a atividade nestes circuitos a fim de inverter as narrativas nocivas que os pacientes possam sentir sobre si próprios”, observa Maria Suñol, primeira autora do estudo.

Afirma também que algumas alterações cerebrais associadas à fibromialgia juvenil coincidem com as identificadas em mulheres adultas com fibromialgia. “Isto sugere que ambas as síndromes partilham parte da fisiopatologia”, nota o conferencista López Solà. “Por conseguinte, é importante promover o estudo precoce e orientado da patologia em adolescentes, a fim de evitar a transição da fibromialgia juvenil para a fibromialgia adulta”.

Ver texto original AQUI

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights