Antigo Presidente da Geórgia anuncia nova greve de fome na prisão

21 de Fevereiro 2022

O antigo Presidente da Geórgia Mikheil Saakachvili, atual líder da oposição, anunciou esta segunda-feira que vai iniciar uma nova greve de fome para protestar contra as suas condições de detenção e pediu ainda "cuidados médicos adequados" na prisão.

“Eu estou a começar uma greve de fome”, disse Saakachvili num tribunal de Tbilissi, pedindo para receber “cuidados médicos adequados” na prisão.

Detido em 01 de outubro após o seu regresso de oito anos de exílio na Ucrânia, Saakachvili recusou alimentar-se durante 50 dias no ano passado, em protesto contra a sua detenção após uma condenação por abuso de poder, que considerou movida por motivações políticas.

Na primeira greve de fome, o ex-dirigente pró-ocidental – que ocupou a chefia do Estado entre 2004 e 2013 – só recomeçou a alimentar-se após ser transferido em 20 de novembro para um hospital militar em Gori (leste), quando diversos médicos consideraram que a sua vida estava em perigo.

O ex-líder de 54 anos, no entanto, foi devolvido à prisão no dia 30 de dezembro, apesar da preocupação de pessoas próximas, que afirmam que Saakachvili está muito mal de saúde.

Saakachvili desenvolveu diversas patologias neurológicas “que são o resultado de torturas, maus tratamentos, cuidados médicos inadequados e uma prolongada greve de fome”, concluiu um grupo de médicos que o observaram na prisão.

Foi justamente para receber atendimento neurológico que Saakashvili anunciou hoje a nova greve de fome, bem como para denunciar a decisão das autoridades de impedir que o seu médico pessoal o visitasse na prisão.

Para a Amnistia Internacional (AI), o tratamento infligido ao antigo Presidente sugere “não apenas uma justiça seletiva, mas uma manifesta vingança política”.

A prisão deste destacado dirigente da oposição exacerbou a crise política na sequência das legislativas de 2020, segundo a oposição assinaladas por fraudes, e também desencadeou as mais importantes manifestações antigovernamentais em dez anos.

Os defensores dos direitos humanos acusam o Governo georgiano de utilizar os processos judiciais para penalizar os opositores políticos e os ‘media’ críticos.

O primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibachvili, suscitou recentemente uma polémica, ao declarar que o Governo não tinha outra opção que não fosse a detenção de Saakachvili, por este se recusar a abandonar a atividade política.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights