CUF lança avaliador de sintomas digital pioneiro em Portugal

21 de Fevereiro 2022

A CUF é o primeiro prestador de cuidados de saúde em Portugal a disponibilizar, através da sua aplicação móvel de gestão de saúde, o My CUF, um avaliador de sintomas integrado na sua rede de cuidados.

Ao combinar a inteligência artificial com o conhecimento médico e a evidência científica, o Avaliador de Sintomas My CUF permite aos doentes perceberem as possíveis causas para os seus sintomas e, de acordo com as mesmas, obter uma indicação da CUF para o acompanhamento clínico adequado, desde uma teleconsulta à necessidade de recorrer a uma urgência ou pedir ajuda médica imediata. Os dados clínicos recolhidos serão fundamentais para facilitar, posteriormente, a avaliação e a definição do diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.

“A integração do Avaliador de Sintomas My CUF na nossa rede de cuidados permite que os dados do doente e os sintomas por ele descritos – com o devido consentimento – já estejam disponíveis quando o doente se dirige a qualquer um dos hospitais ou clínicas CUF, de Norte a Sul do país, ficando assim acessíveis aos médicos CUF que farão o seu acompanhamento, o que permite uma assistência mais rápida, integrada e completa”, explica Micaela Seemann Monteiro, diretora clínica da CUF Digital.

Criado pela Ada Health, empresa alemã na área da saúde fundada por médicos e cientistas, este avaliador de sintomas conta com mais de uma década de investigação e desenvolvimento e constitui-se como uma alternativa, “mais segura e fiável”, à informação sobre saúde disponível na Internet, explica a CUF.

A elevada adequação e segurança na recomendação do nível de cuidados de saúde a adotar, que é comprovada por vários estudos científicos publicados, é garantida por “uma equipa de 50 médicos especialistas da Ada Health que se dedicam ao desenvolvimento e otimização contínuos do avaliador de sintomas, que se torna mais exato à medida que é utilizado, em virtude dos milhares de casos inseridos diariamente, um pouco por todo o mundo, no algoritmo do avaliador”, adianta a diretora clínica da CUF Digital.

“Um estudo científico publicado em 2020, que comparou várias soluções médicas digitais, demonstrou que as avaliações apresentadas por esta ferramenta foram seguras em 97% dos casos. Destaca-se ainda, neste estudo, a sua grande abrangência, com 99% das situações clínicas e patologias abrangidas neste avaliador”, aponta a CUF.

O avaliador de sintomas, criado pela Ada Health em 2016, conta com 12 milhões de utilizadores em todo o mundo, tendo realizado até à data mais de 26 milhões de avaliações médicas.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights