Autarquia do Porto diz que programa que apoia deslocações em táxi a cuidados de saúde arranca em março

22 de Fevereiro 2022

A vereadora da Ação Social da Câmara do Porto afirmou que o programa “Táxi Saúde + 65”, aprovado por unanimidade pelo executivo para apoiar as deslocações dos munícipes entre as residências e unidades de saúde, arranca em março.

O programa “Táxi Saúde + 65”, que visa apoiar o transporte de táxi a todos os munícipes com mais de 65 anos que se tenham de deslocar entre a sua residência e unidades de saúde, foi aprovado por unanimidade na reunião privada do executivo da Câmara do Porto.

Em declarações aos jornalistas, a vereadora com o pelouro da Ação Social, Cristina Pimentel, afirmou que o programa, que “beneficia tanto os cidadãos mais idosos como o setor do táxi”, arranca a 01 de março.

Até ao arranque do programa, o município vai fazer “uma campanha junto dos cidadãos mais idosos para que possam aderir ao cartão Porto.”, uma vez que só beneficiam do programa os munícipes portadores do cartão.

“Será feita uma campanha de adesão”, acrescentou.

A maioria municipal, liderada por Rui Moreira, pretende que a medida, implementada no âmbito do plano de vacinação contra a Covid-19, seja agora alargada a toda a população com mais 65 de anos que necessite de se deslocar a unidades de saúde, através do programa “Táxi Saúde + 65”.

A implementação deste serviço durante a pandemia da Covid-19 “permitiu testar o modelo de disponibilização de um serviço de táxi mediante marcação prévia, por um motivo definido, para um conjunto de locais predefinidos e pelo valor único de dois euros a cargo do munícipe”, fundamenta a proposta.

A Raditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto, CRL e a Táxis Invicta, Central Rádio Táxi do Porto, ACE foram as “únicas centrais de táxi” que se mostraram “totalmente disponíveis para aderir ao novo programa”.

Para a reserva do transporte, os munícipes podem identificar-se através do cartão Porto., “bastando indicar o número do cartão como identificação”.

O custo por viagem é de dois euros para os munícipes com 65 anos ou mais, portadores do cartão Porto., sendo que este serviço estipula como limite 12 viagens por ano.

“O apoio ao transporte em táxi enquadra-se no âmbito da garantia de acesso a cuidados de saúde, assumindo o município do Porto o diferencial entre o custo fixo para o cliente de dois euros e o custo do serviço de deslocação, desde a morada de residência, no Porto, até estabelecimento de saúde no Porto, até ao valor máximo de seis euros por viagem”, acrescenta.

Para tal, o município pretende conceder um apoio de 250 mil euros (mais IVA à taxa de 6%) às duas centrais para os anos de 2022 e 2023.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights