Cerca de 600 migrantes resgatados em dificuldades na costa italiana

22 de Fevereiro 2022

Cerca de 600 migrantes foram resgatados durante a madrugada de hoje em alto mar, a cerca de 100 km da Calábria, anunciou a guarda costeira italiana, adiantando ter também recuperado um cadáver no mar.

Um grande navio, o ‘Diciotti’, juntamente com três lanchas da guarda costeira, ajudaram a resgatar 573 migrantes “em dificuldades, a bordo de dois barcos de pesca sobrecarregados, que estavam à mercê das ondas, em condições meteorológicas adversas que se prevê poderem agravar nas próximas horas”, explicaram as autoridades, em comunicado hoje divulgado.

O resgate foi realizado na área de competência italiana (SAR, busca e salvamento) pelas lanchas que transferiram os migrantes para o ‘Diciotti’.

“Entre os resgatados conta-se uma pessoa que, segundo os migrantes, já estava morta há vários dias”, refere o comunicado.

Entre os migrantes estão ainda 59 menores, muitos dos quais desacompanhados, bem como uma pessoa cuja condição médica levou a uma transferência urgente para terra.

O ‘Diciotti’ dirige-se agora para o porto siciliano de Augusta, onde serão desembarcados os migrantes, conclui o comunicado.

O frio e o mau tempo no mar não parecem ter desencorajado os migrantes que tentam chegar à Europa por via marítima, tendo sido já contabilizados 10.570 desde o início do ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Pelo menos 229 morreram durante a tentativa.

Somando ao número de migrantes que chegaram à Europa por rotas terrestres, a OIM estima que tenham entrado no continente pelo menos 11.986 migrantes desde 01 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Maciel Barbosa: “O SNS possui uma dimensão ética e afetiva”

O Observatório da Fundação para a Saúde apresentou hoje o seu relatório sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa iniciativa que visa analisar e comunicar de forma abrangente e compreensível o futuro e a transformação necessária do sistema de saúde português.

Constantino Sakellarides: A Importância da Comunicação em Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor Constantino Sakellarides partilhou uma experiência pessoal para ilustrar a importância da comunicação eficaz em saúde e o papel crucial do novo Observatório

João Eurico da Fonseca analisa desafios do Serviço Nacional de Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor João Eurico da Fonseca ofereceu uma análise profunda dos desafios enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde, comparando-os ao processo de diagnóstico e tratamento médico

ULS Médio Tejo inova com teleconsultas em Tomar

ULS Médio Tejo lança projeto-piloto de teleconsultas em São Pedro de Tomar, oferecendo atendimento remoto por especialistas em Medicina Geral e Familiar, melhorando o acesso aos cuidados de saúde primários.

MAIS LIDAS

Share This