Infeciologista diz que pandemia sobrepôs-se pela urgência e dimensão a outras doenças infeciosas

22 de Fevereiro 2022

O infeciologista Fernando Maltez afirmou esta terça-feira que a pandemia se sobrepôs pela urgência e dimensão a outras doenças infeciosas, como a sida e a tuberculose, o que terá prejudicado o combate a estas doenças.

“A situação neste momento tem tendência para regularizar e normalizar, mas obviamente que durante estes dois anos de pandemia, a infeção por SARS-CoV-2 sobrepôs-se pela emergência, pela urgência e pela dimensão a outras doenças prevalentes que, porventura, ficaram aqui e ali prejudicadas e para trás”, disse Fernando Maltez.

O médico falava à agência Lusa a propósito das 13.ª Jornadas de Atualização em Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral, que decorrem na quinta e sexta-feira, em Lisboa.

O diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral disse que a maior dificuldade de acesso aos cuidados de saúde de doentes infetados com VIH, a dificuldade em levantarem a sua medicação e de se queixarem de problemas decorrentes da doença “com certeza que teve repercussões na saúde dos doentes”.

Segundo o infeciologista, estas consequências poderão ser até prolongadas na “perpetuação da infeção”: “Se houve abandono de terapêuticas, se houve toma inadequada da medicação pode determinar aumento da transmissão, pode determinar a transmissão da resistência e pode ter consequências negativas”.

Pode também ter prejudicado o rastreio, o diagnóstico, porque as pessoas estiveram mais longe dos serviços de saúde.

O mesmo pode-se ter passado com a tuberculose. “Provavelmente, houve muitos casos de tuberculose a nível global que ficaram por diagnosticar”.

No continente africano, exemplificou, “a falta de acesso aos cuidados de saúde, o atraso na chegada aos cuidados de saúde, há de ter prejudicado tratamentos de malária”.

Nas jornadas que se realizam esta semana especialistas vão debater “o futuro da pandemia de covid-19”, “as variantes víricas e distribuição global”, “imunização, reinfeção e impacto na saúde pública”, “doenças endémicas e tropicais”, “infeção por VIH”, entre outros temas.

Fernando Maltez, presidente da Comissão Organizadora das Jornadas, destacou à Lusa importância das jornadas.

“São desde há uns anos umas jornadas importantes a nível nacional e de referência na área das doenças infeciosas a nível nacional, para não dizer que serão provavelmente o principal evento que se realiza no país no que diz respeito às doenças infeciosas”, salientou.

Apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia, o infeciologista disse esperar que “não fujam à regra” em termos de qualidade, participação, e discussão como tem sido nos últimos anos.

“Esperamos umas jornadas com a mesma qualidade, com temas que têm todos eles muito interesse, em que vai prevalecer a discussão sobre a infeção por SARS-CoV-2 e a covid-19”.

As jornadas contemplam três ou quatro áreas respeitantes a doenças infeciosas mais prevalentes, não só em Portugal como a nível global, mas também serão abordadas as infeções clássicas, as infeções emergentes e as doenças endémicas tropicais.

Este ano haverá uma conferência dedicada à história da poliomielite.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights