Netflix leva “muito a sério” ciberataques e adota “numerosas medidas pró-ativas”

22 de Fevereiro 2022

 A Netflix disse esta terça-feira que leva "muito a sério" a segurança das contas dos seus clientes e que adota "numerosas medidas pró-ativas" para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal que a Lusa teve conhecimento.

De acordo com os casos relatados à Lusa, há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação, acompanhada por um ‘link’. Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de ‘streaming’ e que receberam um SMS no mesmo sentido.

“Levamos muito a sério a segurança das contas dos nossos membros e a Netflix adota numerosas medidas pró-ativas para detetar atividades fraudulentas e para manter os seus serviços e as contas dos nossos membros em segurança”, disse à Lusa fonte oficial.

O ‘help center’ da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a conta segura.

Nessa página, com o título “‘e-mails’ e SMS suspeitos ou de ‘phishing’ [que visa ‘pescar’ informações sensíveis dos utilizadores] alegadamente da Netflix”, a plataforma alerta que, se recebeu um ‘mail’ ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, “provavelmente não foi enviado” pela empresa.

“Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail”, como são os casos de números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix no ‘site’.

“Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de ‘sites’ de terceiros”, acrescenta.

Se o SMS ou o ‘mail’ tiverem um ‘link’ que o utilizador não reconheça, “não toque, nem clique na ligação”. Caso o tenha feito, “não introduza nenhuma informação no ‘site’ que for aberto”, adverte.

Caso receba ‘mails’ ou SMS suspeitos, a Netflix sublinha que “os burlões só conseguem obter as suas informações se as fornecer”, pelo que “não clique nas ligações nas mensagens nem responda a estas”.

A Netflix aconselha que se altere a ‘password’ para uma que “seja forte e usada exclusivamente” na plataforma de ‘streaming’.

Além disso, devem ser atualizadas as palavras-chave “em todos os ‘sites’ onde utiliza a mesma combinação de endereço” eletrónico e ‘passwords’.

“Contacte a sua instituição financeira, se tiver introduzido informações de pagamento, uma vez que podem ter ficado comprometidas” e “reencaminhe a mensagem para phishing@netflix.com”, prossegue a plataforma.

A palavra-chave da Netflix, acrescenta, “deverá ter, pelo menos, oito caracteres” e ser “uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos”.

Além disso, “deverá ser difícil de adivinhar: por exemplo, não utilize ‘password’, ‘palavrapasse, ‘12345678’ ou informações pessoais (nome, data de aniversário, morada)”, recomenda.

Outras das precauções a ter são de comunicar atividades fraudulentas ou suspeitas, adicionar um número de telefone para recuperação da palavra-chave, terminar a sessão nos dispositivos que não estejam a ser utilizados e ter atenção a mensagens e ‘sites’ falsos.

Além disso, é preciso manter dispositivo seguro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights