Uso incorreto de antibióticos pode causar danos irreversíveis na microbiota intestinal

22 de Fevereiro 2022

A utilização inadequada e recorrente de antibióticos pode ter efeitos negativos a curto e a longo prazo na microbiota (flora) intestinal. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), no âmbito de uma campanha de sensibilização que pode acompanhar na página saudedigestiva.pt.

De acordo com a Dra. Ana Célia Caetano, presidente do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva da SPG, os antibióticos permitem o tratamento de múltiplas infeções bacterianas e salvam milhões de pessoas anualmente. Contudo, “é preciso alertar as pessoas para uma utilização criteriosa, ou seja, para os casos em que exista infeção bacteriana demonstrada ou, pelo menos, assumida e que necessita de ser combatida”. Isto porque, continua a médica, “os antibióticos matam tanto as bactérias nocivas para o organismo, como as que contribuem para a nossa imunidade e bem-estar”.  

A presidente do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva da SPG recomenda ainda, nos casos em que é necessária a prescrição de antibióticos para combater uma infeção bacteriana, que estes sejam tomados acompanhados da toma de probióticos, para minorar o impacto nocivo na microbiota intestinal e, desta forma, proteger a saúde digestiva e a saúde em geral.

Está demonstrado que “o desequilíbrio da microbiota intestinal induzido pela toma frequente e repetida de antibióticos pode desencadear inúmeras doenças do aparelho digestivo e não só”, alerta Ana Célia Caetano dando como exemplo a asma, a obesidade, a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável, que atingem milhões de pessoas. A evidência científica demonstra que existe uma forte relação entre estas doenças e a disbiose. Este desequilíbrio na comunidade de microrganismos que habitam o intestino pode propiciar também o surgimento de doenças autoimunes, depressão, diabetes e alguns cancros, como o do cólon e reto. 

“Os probióticos são microrganismos vivos que conferem benefícios para a saúde de quem os toma. Um desses benefícios é a prevenção e tratamento da disbiose (desequilíbrio) causada por antibióticos e a consequente minimização das complicações associadas a esta”, acrescenta a médica.

Uma microbiota saudável produz vitaminas (vitamina K e ácido fólico), mantém a integridade da parede intestinal, defende-nos de microrganismos invasores que causam doença, além de fermentar os alimentos que ingerimos com produção de ácidos gordos de cadeia curta, que são fundamentais para as células intestinais.  

Siga a campanha da “Saúde Digestiva by SPG” no Facebook e no Instagram e veja AQUI o filme informativo.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights