Universidade de Aveiro com parceria para apoio a projetos de Engenharia e Saúde

23 de Fevereiro 2022

A Universidade de Aveiro (UA) e a SWORD Health assinaram um protocolo de cooperação que prevê um apoio de 280 mil euros a novos projetos na área de Engenharia e Saúde, revelou na terça-feira fonte académica.

A SWORD Health é uma ‘startup’ portuguesa que criou a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, tendo sido gerada na UA Incubator, a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro.

Nos termos do protocolo de cooperação, as duas entidades vão promover um conjunto de iniciativas, nomeadamente laboratórios de ensino e ações de apoio à investigação e desenvolvimento como estágios, bolsas de estudo, aquisição de equipamento, e financiamento de protótipos, entre outros.

Contemplada está também a criação de uma cátedra na área da Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou Ciências da Reabilitação.

“Com esta colaboração, haverá ainda uma aposta conjunta na área do empreendedorismo, que irá refletir-se no financiamento de provas de conceito e em concursos de ideias”, refere uma nota de imprensa alusiva ao protocolo.

A SWORD Health quer acelerar o tratamento de patologias músculo-esqueléticas através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até à reabilitação pós-cirurgia.

As patologias músculo-esqueléticas representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights