Atendimento na urgência pediátrica em Faro em funcionamento sábado e domingo

26 de Fevereiro 2022

O atendimento pediátrico na urgência do hospital de Faro vai ser retomado a partir da manhã de este sábado, indicou na sexta-feira o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, depois de ter anunciado o seu encerramento entre sexta e segunda-feira.

A mesma fonte justificou a alteração e a reabertura da Urgência de Pediatria de Faro durante o fim de semana com a “partilha de recursos especializados” entre as unidades de Faro e de Portimão e com o “empenho dos profissionais de saúde que contribuíram para manter os dois serviços a funcionar”.

“Amanhã [sábado] e domingo, 26 e 27 de fevereiro, o atendimento será assegurado no Serviço de Urgência de Pediatria de Faro por três médicos clínicos gerais, com experiência no atendimento de crianças. O pediatra de Urgência do CHUA permanecerá na Unidade Hospitalar de Portimão”, precisou o CHUA, num comunicado assinado pelo diretor clínico, Horácio Guerreiro.

O centro hospitalar algarvio sublinhou que, durante o fim de semana, “os casos graves contarão com o apoio do Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos em Faro”, enquanto “os casos menos graves, que careçam de avaliação por pediatra, serão encaminhados para Portimão”.

“Durante este período, além do pediatra de Urgência, existirão pediatras na Unidade de Cuidados Intensivos na Unidade de Faro e um pediatra na Unidade de Portimão de apoio à maternidade”, acrescentou o CHUA.

O anúncio da reabertura do atendimento de crianças no hospital de Faro no sábado e no domingo foi feito ao final da tarde de ontem, depois de o CHUA ter anunciado de manhã que ia encerrar essa unidade entre sexta-feira e segunda-feira, devido à falta de médicos para constituir as equipas das escalas de serviço.

“A carência de médicos pediatras, a que se juntam algumas situações de baixa médica, tornam impossível a constituição das equipas das urgências pediátricas, pelo que nos vemos forçados a encerrar a urgência de Pediatria da unidade de Faro”, justificou na ocasião o CHUA em comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights