Investigadores podem apresentar candidatura ao Prémio Maria de Sousa até 31 de maio

27 de Fevereiro 2022

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL anunciaram recentemente a segunda edição do Prémio Maria de Sousa. O prazo para a entrega de candidaturas termina dia 31 de maio.

O Prémio Maria de Sousa, criado em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa Maria de Sousa, vítima da Covid-19, visa “apoiar jovens investigadores científicos portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, em projetos de investigação na área das ciências da saúde, incluindo um estágio num centro internacional de excelência.

O neurocientista Rui Costa é novamente o Presidente do Júri e recorda que “este Prémio continua a obra da cientista Maria de Sousa na construção de uma escola sem fronteiras, uma escola de novos cientistas portugueses ligados ao resto do mundo e que serão o alicerce de uma sociedade onde o conhecimento cria valor e muda a forma como vivemos.”

No mesmo sentido, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, explica que “pretendemos celebrar a vida e carreira de uma grande mestre que se distinguiu pela qualidade científica e técnica, aliando a investigação ao humanismo, o conhecimento ao ensino e formação. O talento da Professora Maria de Sousa foi responsável pela evolução da ciência e por dignificar o nome de Portugal a nível internacional.”

Para o Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, “Maria de Sousa continua viva no brilhantismo da obra que realizou, neste Prémio que a homenageia, nos jovens cientistas premiados na 1ª edição do Prémio e nos que se seguirão. Na primeira edição recebemos mais de 80 candidaturas; esperamos continuar com elevada adesão e apoiar jovens cientistas de grande qualidade a desenvolverem a sua carreira e a ganharem mundo.”

A iniciativa promovida pela Fundação BIAL apoia até cinco candidaturas com um valor máximo de 150 mil euros. As candidaturas têm de ser apresentadas individualmente.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights