Metade da população da União Europeia com mais de 44,1 anos e de 45,8 em Portugal em 2021

28 de Fevereiro 2022

Metade da população europeia tinha mais de 44,1 anos em 2021 e a portuguesa mais de 45,8 anos, segundo dados esta segunda-feira divulgados pelo Eurostat.

A média de idades da população da União Europeia (UE) era, em 2021, de 44,1 anos, com Portugal a apresentar a segunda mais elevada (45,8) e a segunda maior subida em 10 anos (4,1), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o serviço de estatísticas europeu, a média de idades na UE aumentou 0,2 anos face a 2020 e 2,5 anos na comparação com 2011.

Em Portugal, a média de idades era, em 2021, de 45,8 anos, só ultrapassada pela Alemanha (45,9%) e com o país a registar a segunda maior subida face a 2011 (4,1 anos), depois da Espanha (4,4).

Entre os Estados-membros, a média de idades variava, no ano passado, entre os 38 anos em Chipre e 45,9 da Alemanha.

Um total de 15 Estados-membros apresentaram médias de idades abaixo da UE, sendo que apenas Chipre (38), Irlanda (38,5) e Luxemburgo (39,6) têm metade da população com menos de 40 anos.

Face a 2011, a Espanha foi o país onde a média de idades mais subiu (4,4 anos), tendo a Suécia registado o único recuo (0,2 anos), permanecendo acima dos 40 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights