FPF distinguida com prémio ‘Ética no Desporto’ 2021 por apoio a doentes

3 de Março 2022

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi distinguida com o prémio ‘Ética no Desporto' 2021 pelo apoio de retaguarda prestado a doentes covid-19, anunciou hoje o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

De acordo com organismo, responsável pela atribuição do prémio, na base da decisão esteve a “disponibilidade de uma estrutura de apoio de retaguarda a doentes covid-19 na Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol, manifestando, desta forma, uma solidariedade e ajuda exemplares numa fase muito difícil para os portugueses”.

“Durante 38 dias, acolheram 50 doentes, com uma média de idades de 80 anos, tendo o mais novo 44 e o mais velho 98. Da meia centena, 25 vieram de contexto doméstico, 12 de hospitais, cinco de instituições sociais e oito de outras proveniências”, refere o IPDJ em comunicado, lembrando também os serviços prestados nas áreas da prestação dos serviços de alimentação e limpeza.

De acordo com o IPDJ, “o ‘staff’ da FPF envolvido dedicou 11 horas/dia e sete dias por semana a esta iniciativa, num gasto global desta iniciativa na ordem dos 17 mil euros”.

O galardão, atribuído através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), será entregue hoje na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que decorrerá no Estoril.

A covid-19 provocou pelo menos 5.952.685 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 21.111 pessoas e foram contabilizados 3.282.457 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights