Abertas candidaturas para bolsa de investigação na área da leucemia e dos linfomas

5 de Março 2022

Investigadores que estejam a desenvolver projetos na área da investigação já podem candidatar-se para a 4.ª edição da bolsa "Building Future Knowledge in mature B cell malignacies". O projeto vencedor será distinguido com um prémio no valor de 15 mil euros.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia visa encorajar a comunidade científica a realizar projetos de investigação de doenças hemato-oncológicas malignas. Para o presidente da SPH, João Raposo, “a participação nestes projetos é uma mais-valia para o avanço da medicina”.

No mesmo sentido, Manuel Abecasis, presidente da APCL, destacou em comunicado que “a hemato-oncologia é das áreas oncológicas com maior taxa de sucesso de cura definitiva, para continuarmos a manter esses números é necessário continuar o estudo e investigação.”

O responsável acrescenta que “os estímulos à investigação científica em Portugal continuam a ser uma prioridade para a APCL, até porque essa é também uma forma de apoiar os nossos doentes, uma vez que é assim que se trilham os caminhos de descoberta de novos medicamentos”.

A inciativa apoiada pela Gilead convida investigadores, nacionais ou estrangeiros, que estejam a desenvolver projetos em instituições portuguesas na área de investigação científica e/ou epidemiológica em neoplasias B de células maduras, a submeter a candidatura à bolsa de investigação até dia 31 de maio.

O prémio no valor de 15 mil euros será atribuído ao “projeto de investigação mais promissor.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inquérito: Médicos Internos querem reforço dos apoios institucionais à produção científica e formação contínua

A maioria dos médicos internos inquiridos encontra-se satisfeito com o internato médico, mais concretamente com a especialidade em si (pontuação de 4.11/5) e com o orientador de formação e/ou responsáveis de formação (pontuação de 4.12/5). A satisfação com o serviço de formação, embora ainda seja positiva, é mais reduzida (pontuação de 3.63/5)

Coimbra procura voluntários para fazer companhia e dar apoio a idosos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra está à procura de voluntários para fazer companhia e dar apoio a idosos da Baixa da cidade, revelou hoje a coordenadora do projeto comunitário de solidariedade social “Sim à Vida”.

Prof. Tiago Torres: Dermatite atópica afeta até 15% das crianças e entre 7 a 10% dos adultos

A incidência da dermatite atópica tem vindo a aumentar nos países desenvolvidos. De acordo com o Prof. Doutor Tiago Torres, dermatologista no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, «a presença de certos genes predispõem ao desenvolvimento da doença. E há depois um conjunto de fatores ambientais que podem levar ao seu aparecimento».

Prémio CNS: Ideias que melhorem o estado de saúde dos doentes neurodegenerativos

O Campus Neurológico (CNS) abriu as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio CNS, destacando projetos com o potencial de transformar o mundo através de ideias e iniciativas. Pelo 6.º ano consecutivo este prémio visa estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights