IPSS de Leiria recebe 1,5 ME para concluir construção de lar iniciada há cinco anos

5 de Março 2022

O Instituto de Solidariedade Social de Milagres, no concelho de Leiria, foi contemplado com 1,5 milhões de euros, verba que vai permitir concluir a construção do lar iniciada há cinco anos, disse na sexta-feira fonte da instituição.

“A obra começou há sensivelmente cinco anos e já temos investidos 1,2 milhões de euros, que fizemos com recursos financeiros próprios”, afirmou à agência Lusa o presidente da direção da instituição particular de solidariedade social (IPSS), António Pedro Silva.

A IPSS, que tinha sido contemplada pela Câmara de Leiria com 400 mil euros, vai receber cerca de 1,1 milhões de euros no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

“Vai permitir concluir a obra”, adiantou António Pedro Silva, destacando que se trata de um equipamento que faz “muita falta à freguesia”.

Segundo o dirigente, “neste momento, se o lar estivesse de portas abertas, estaria completo, de certeza absoluta, porque há muitos idosos da freguesia que estão noutras instituições fora”.

O investimento, naquele que será “o único lar da freguesia”, é “uma obra muito sonhada e muito desejada”, garantiu.

António Pedro Silva esclareceu que o futuro lar vai ter capacidade para 32 utentes, o mesmo número do centro de dia, valência que vai integrar o edifício.

O espaço vai albergar também a cozinha, que permite o fornecimento de refeições ao pré-escolar e 1.º ciclo e ao serviço de apoio domiciliário, este atualmente com 30 utentes.

“Permite concentrar todas as valências”, esclareceu o presidente da IPSS, referindo que o Instituto de Solidariedade Social dos Milagres tem atualmente 10 funcionários, estimando-se “pelo menos mais 20” com a entrada em funcionamento do lar.

De acordo com António Pedro Silva, a cozinha do instituto funciona no Grupo Recreativo dos Milagres e o centro de dia, agora desativado devido à pandemia de Covid-19, estava num edifício cedido pela Junta de Freguesia.

O objetivo da direção é o de que dentro de dois anos o lar esteja concluído, sendo que o próximo passo é o lançamento do concurso.

“Depois desta obra concluída, esperamos que encha rapidamente e que as pessoas que necessitem dos nossos serviços se sintam felizes na casa que estamos a construir”, acrescentou o responsável da IPSS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights