Mais 13.696 e 20 mortes em 24 horas, internamentos descem

5 de Março 2022

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 13.696 casos de Covid-19 confirmados, mais 20 mortes com a doença e menos internamentos, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo os dados oficiais, há menos 78 pessoas internadas nos hospitais, sendo agora o total de 1.189 pessoas internadas, e mais uma pessoa em unidades de cuidados intensivos (UCI), o que coloca em 85 o total de internados em UCI.

Nas últimas 24 horas registaram-se ainda mais 15.695 pessoas recuperadas da infeção, o que reduz em 2.019, para 479.302, o total de casos ativos.

Das 20 mortes, cinco registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, as regiões Norte, Centro e Alentejo registaram quatro óbitos, cada uma delas, o Algarve duas mortes e uma na região autónoma dos Açores.

A maioria das novas infeções confirmadas nas últimas 24 horas foram registadas nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (8.766) e do Norte (6.485), seguindo-se a região Centro (3.767), o Alentejo (1.185), o Algarve (695), a região autónoma da Madeira (189) e a região autónoma dos Açores (95).

Entre os 3.322.135 infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em Portugal há 1.544.134 homens e 1.775.055 mulheres, havendo ainda 2.945 pessoas infetadas de sexo desconhecido, continuando essa informação sob investigação das autoridades.

Quanto aos óbitos, do total de 21.182 mortes registadas desde o início da pandemia 11.145 eram homens e 10.037 mulheres.

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 aumentou ligeiramente a nível nacional para 0,78 e a incidência de infeções voltou a baixar, estando nos 1.512,7 casos por 100 mil habitantes, segundo os dados mais atualizados sobre estes indicadores, divulgados na sexta-feira pela DGS.

Ainda segundo os mesmos dados, o número de municípios portugueses abaixo do limite máximo de incidência de contágios por SARS-CoV-2 quase quadruplicou na última semana, passando de 19 para 73.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.978.400 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights