Abre novo centro de tratamento multidisciplinar da obesidade no Hospital Central

6 de Março 2022

O Grupo Trofa Saúde inaugurou no Dia Mundial da Obesidade um novo centro de tratamento multidisciplinar da doença no Hospital Central, em Vila do Conde. Segundo a OCDE, Portugal é o terceiro país europeu com maior prevalência de obesidade. 

Atendendo ao cenário da obesidade a nível nacional, em que os dados apontam uma prevalência de 16,9% na população adulta, o Grupo Trofa Saúde avançou com a criação de um novo centro de acompanhamento aos doentes. O novo espaço conta com uma equipa multidisciplinar, composta por psicólogos, nutricionistas, internistas, cirurgiões e gastrenterologistas.

“O tratamento da obesidade no grupo Trofa Saúde já existe há alguns anos e neste momento estamos a estruturar a atividade de forma a que haja uma centralização dos serviços, com forte aposta na qualidade e segurança para os doentes. A oferta não passa apenas pela cirurgia em si, é preciso dar acompanhamento em todas as fases do tratamento”, explica, em comunicado, Gil Faria, cirurgião geral do Grupo Trofa Saúde.

“As pessoas que já foram intervencionadas passarão a ser acompanhadas neste novo centro por esta equipa mais integrada e multidisciplinar. Haverá uma reorganização de espaços e horários e estamos também prontos e empenhados em receber novos doentes na consulta de obesidade e metabolismo”, acrescenta o cirurgião.

Em comunicado, é referido que “as vantagens do tratamento da obesidade vão muito para além da redução do peso em si e focam-se em grande medida nas melhorias metabólicas.”

Em 2019, de acordo com um Inquérito Nacional de Saúde, 16,9% da população adulta portuguesa tinha obesidade e cerca de 60% tinha excesso de peso (obesidade e pré-obesidade).  A prevalência da obesidade na população adulta em Portugal, de acordo com os dados da OCDE, é de 28,7%, o que coloca Portugal como o terceiro país europeu com maior prevalência de obesidade.

Segundo o grupo Trofa Saúde  o confinamento “contribuiu para que 26,4% dos portugueses tenham aumentado de peso.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights