Associação Nacional de Displasias Ósseas alerta para obstáculos na vida das crianças com XLH

6 de Março 2022

No âmbito do dia Mundial das Doenças Raras, a Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO) alertou para o impacto da Hipofosfatemia ligada ao cromossoma X na qualidade de vida das crianças que nascem com esta forma hereditária de raquitismo e osteomalacia.

Trata-se de uma doença progressivamente debilitante, cujo impacto começa na infância, durante o crescimento, persistindo e aumentando durante a idade adulta.

Para a responsável da ANDO Portugal, Inês Alves, citada no comunicado de imprensa, “perante uma doença progressivamente debilitante, o tempo urge pelo acesso a cuidados diferenciados e terapias inovadoras. Existe hoje a oportunidade para que as crianças possam ter uma vida com qualidade e se tornem adultos fisicamente mais capazes e com menos dor”.

A Hipofosfatemia ligada ao cromossoma X (XLH) é uma perturbação músculo-esquelética provocada por mutações do gene PHEX, responsável pela regulação do fosfato no corpo, que leva a que os rins excretem mais fosfato do que o normal. Consequentemente, conduz a baixos níveis de fosfato no sangue, afetando a mineralização normal dos ossos e dentes.

Os sintomas precoces, como pernas arqueadas ou joelho valgo, tornam-se claros quando a criança começa a andar, e o impacto da doença nos indivíduos e famílias pode ser profundo.

De acordo com a presidente da ANDO Portugal, “o diagnóstico tardio da doença é o maior obstáculo e um problema flagrante dado que o tratamento atempado, após um diagnóstico precoce, vai atenuar efeitos e sintomas da doença, permitindo que as crianças tenham maior qualidade de vida”.

Na maioria dos casos, a XLH é herdada de acordo com um padrão dominante e ligado ao cromossoma X. Uma mulher com XLH tem 50% de hipóteses de transmitir a cada um dos seus filhos, independentemente do sexo; um homem com XLH irá transmitir a todas as suas filhas, mas não aos seus filhos. No entanto, em alguns casos, a XLH pode ocorrer em indivíduos sem histórico familiar da doença. Isto acontece devido a uma nova mutação do gene responsável, o gene PHEX.

As manifestações clínicas da XLH podem variar em função do tipo de doente, mas crianças com XLH geralmente apresentam: arqueamento progressivo das pernas quando começam a andar; atraso no crescimento e baixa estatura, desproporcional, com maior desenvolvimento das pernas do que do tronco; deformidades dos membros inferiores, com progressão quando começam a andar; atraso no desenvolvimento motor, dificuldade em caminhar e problemas de mobilidade; dores nos ossos e articulações, especialmente no joelho, na perna e no tornozelo; anomalias cranianas, como a craniossinostose e a má formação de Chiari; abcessos dentários por invasão microbiana da polpa dentária, como resultado de defeitos no esmalte e na dentina.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights