Neonatologia do Hospital Amadora-Sintra promove reflexão sobre a importância da comunicação na prestação de cuidados

6 de Março 2022

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai realizar a sua 3.ª reunião científica, subordinada ao tema “Qualidade de Cuidados: a Importância da Comunicação”, no próximo dia 14 de março, pelas 17h, em formato webinar.

A boa articulação entre os profissionais faz com que a equipa de saúde se torne mais estruturada, proporcionando uma melhor prestação de cuidados. Para uma comunicação adequada, é necessário “sinceridade, autenticidade, transparência, respeito mútuo e confiança”, explica Joana Gama Imaginário, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e moderadora da sessão.

Apesar da importância da comunicação, “são diversas as barreiras, especialmente em situações de doença crítica/complexa que exijam uma atuação rápida de todos os profissionais”, como acontece frequentemente nas Neonatologias, segundo o comunicado de imprensa.

A enfermeira Ana Lúcia Brantes, responsável pelo projeto, acrescenta que se pretende “sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de uma adequada e efetiva comunicação multidisciplinar”, pois a mobilização de estratégias comunicacionais eficazes e adequadas aos contextos permitirá “otimizar o trabalho em equipa e promover a melhoria dos cuidados prestados ao recém-nascido de risco e sua família”.

A reunião científica conta com a participação do Professor Doutor Abel Paiva e Silva (ESEP), da Professora Doutora Isabel Lucas (ESSCVP-Lisboa) e da Professora Doutora Margarida Custódio dos Santos (ESTeSL; UL: Faculdade Psicologia), para discutir os fatores determinantes para uma comunicação eficaz em equipa e com os clientes de cuidados.

A participação nas reuniões científicas é gratuita, e a inscrição obrigatória.

Esta iniciativa, sob a coordenação de Sónia Semião – enfermeira-chefe do Serviço de Neonatologia – integra-se no ciclo de reuniões científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.

Pode esclarecer as suas dúvidas ou sugerir temas para discussão enviando email à comissão organizadora (rc-neonatologia@hff.min-saude.pt).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights