07/03/2022 | Consultório

O que são cataratas

Prof. Dr. Eugénio Leite
Oftalmologista diretor das Clínicas Leite em Coimbra e Lisboa

A catarata é uma alteração que aparece com a idade ou em consequência de uma doença sistémica

Com o avançar da idade, o cristalino endurece e perde transparência, o que resulta numa visão turva ou imperfeita.
Os doentes com cataratas podem apresentar um ou alguns dos seguintes sintomas: sensibilidade à luz ou deslumbramento, especialmente à luz solar intensa ou aos faróis dos outros carros ao conduzir; redução da noção de profundidade; aumento das dificuldades de leitura, o que requer múltiplas mudanças de óculos; perda das cores vivas; distorção ou imagens fantasma; turvação ou escurecimento das imagens; diminuição da acuidade visual.

Ainda que a catarata ocorra usualmente em ambos os olhos, raramente se desenvolve ao mesmo tempo.

Há outros tipos menos comuns de cataratas e que não estão relacionadas com o envelhecimento, como a catarata congénita, catarata secundária ou catarata traumática.

CIRURGIA DA CATARATA

A cirurgia é o único meio para remover a catarata, sendo que nenhum outro tratamento a pode remover, quer sejam gotas, exercícios ou óculos.

Atualmente, há duas técnicas para a realização da cirurgia de catarata, a técnica convencional, chamada de facoemulsificação, e o laser, uma cirurgia inovadora e de vanguarda. A consulta e exames pré-operatórios serão decisivos para a escolha da técnica mais adequada.

Após a remoção da catarata, independentemente da técnica, é implantada ou colocada uma lente intraocular no espaço da antiga catarata. Esta nova lente intraocular vai permitir a focagem do feixe luminoso na retina. A lente intraocular vai tornar-se parte permanente do olho, ao contrário das lentes de contacto que são retiradas e colocadas diariamente.

O atual procedimento permite que não haja necessidade de tapar o olho operado, devendo somente repousar com tranquilidade e depois regressar a casa. Esta tranquilidade é essencial para evitar complicações, nomeadamente hemorragias, infeções ou outro tipo de problemas.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This