Índice de transmissibilidade e incidência de infeções voltam a aumentar

9 de Março 2022

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional para 0,91 e a incidência de infeções aumentou para 1.411,2 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Segundo o boletim sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, a taxa de incidência a nível nacional passou de 1.398,1 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias na segunda-feira para os 1.411,2 contabilizados hoje.

Considerando apenas Portugal continental, este indicador registou também um aumento de 1.316,3 casos por 100 mil habitantes para 1.330,6.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – estava em 0,84 na segunda-feira e aumentou a nível nacional para 0,91, subindo também em Portugal continental, de 0,83 para 0,90.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

A doença covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights