Ucrânia: Deslocação de pessoas poderá fazer aumentar transmissão de Covid-19

9 de Março 2022

A ministra da Saúde considerou na terça-feira que a deslocação de pessoas provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia poderá fazer aumentar a transmissão de Covid-19.

“Infelizmente, além das vítimas diretas das armas haverá um conjunto de vítimas indiretas e o crescimento do número de transmissões de covid-19 pode acontecer”, disse Marta Temido à margem da inauguração da Unidade da Mulher e da Criança do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), no distrito do Porto.

Para a governante, a circunstância de existirem milhares de pessoas deslocadas e sujeitas a condições que não são as melhores é um “foco de problemas adicionais” no que diz respeito à pandemia.

“Estamos a falar de doenças infecciosas que encontram neste tipo de cenários aquilo que é o seu contexto mais favorável”, referiu.

Marta Temido considerou que os portugueses não se esqueceram que o país continua a estar num contexto de pandemia e de emergência de saúde pública internacional e afirmou acreditar que as pessoas não vão esquecer os “aspetos” de combate à doença que, comparados com a invasão russa à Ucrânia, acabam por ser “pormenores”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights