OMS recomenda destruição de eventuais agentes patogénicos muito perigosos

11 de Março 2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou esta sexta-feira a Ucrânia a destruir eventuais agentes patogénicos muito perigosos nos seus laboratórios para evitar o risco de contaminação da população devido à guerra com a Rússia.

A recomendação da agência da ONU é dirigida ao Ministério da Saúde e a outras entidades responsáveis da Ucrânia.

Um porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse, numa conferência de imprensa da ONU, que nas recomendações gerais sobre a segurança dos laboratórios a OMS “insiste sempre numa abordagem baseada na avaliação dos riscos”.

Segundo o porta-voz, os laboratórios devem, em caso de ameaça, assegurar que existe forma de eliminar, com total segurança e por razões de saúde pública, agentes patogénicos para evitar uma fuga acidental.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights