Açores conquistam prémio de boas práticas de eficiência energética

12 de Março 2022

Os Açores são o destino vencedor do prémio People’s Choice 2022, atribuído pela Green Destinations, devido às "boas práticas de eficiência energética" na região e, "em especial, pelo exemplo da ilha Graciosa", foi hoje anunciado.

Numa nota publicada na página na Internet, o executivo açoriano adianta que os Açores receberam a distinção, atribuída pela Green Destinations, na categoria “Descarbonização & Posicionamento da cadeia de abastecimento valor do destino”, numa cerimónia organizada em parceria com o Turismo de Portugal, I.P. e a GLP Films, que decorreu na sexta-feira na ITB Berlim, “a maior feira de viagens e turismo do mundo”.

“Os Açores foram premiados em virtude das boas práticas de eficiência energética em toda a região e, em especial, pelo exemplo da ilha Graciosa, designada por ilha modelo”, lê-se na nota.

O executivo açoriano sublinha que esta distinção é, também, o resultado do trabalho de aposta e “promoção das energias renováveis e dos investimentos e iniciativas que visam promover a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa”.

Realçando a aposta do arquipélago no desenvolvimento da produção de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, o executivo frisa que na ilha Graciosa “estes esforços merecem destaque pela adoção de diversas medidas a nível do transporte terrestre sustentável”, através do investimento num autocarro elétrico e na adoção de um sistema de ‘bike sharing’ (de bicicletas elétricas), do autoconsumo em energia limpa, assim como da otimização da rede elétrica.

“A atribuição do prémio People ‘s Choice 2022 comprova e reforça o posicionamento estratégico da Região Autónoma dos Açores como um destino turístico sustentável, formalmente certificado de acordo com os critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e demonstra o alinhamento da região com as orientações estratégicas da União Europeia para o desenvolvimento futuro do turismo”, sublinha o Governo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

A Green Destinations é entidade acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) que reconhece as boas práticas de desenvolvimento sustentável de destinos turísticos, tendo já distinguido os Açores “em diversas ocasiões”, lê-se ainda na mesma nota.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights