Infarmed ordena retirada do mercado de oito lotes de medicamento para prevenção de raquitismo

15 de Março 2022

O Infarmed ordenou esta terça-feira a retirada do mercado de oito lotes do medicamento Vigantol, para a prevenção da deficiência em vitamina D e raquitismo, após terem sido detetados resultados irregulares da substância ativa Colecalciferol.

A suspensão da venda dos oito lotes de Vigantol (Colecalciferol, 0.5 mg/ml, solução oral, frasco conta-gotas de 10 ml) com o número de registo 9881706 foi determinada “por terem sido detetados resultados fora das especificações para a substância ativa Colecalciferol- Vitamina D3 (durante os testes de estabilidade)”, adianta a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde numa circular informativa publicada no ‘site’.

Os lotes em causa são o 19LQ080, LQ081, LQ098, LQ099, LQ100, com o prazo de validade 11/2024, e os lotes 20BQ128, 20BQ129 e 20BQ130, com a validade de 01/2025.

Segundo o Infarmed, a empresa P&G Health Germany GmbH irá proceder à recolha voluntária destes lotes de Vigantol, indicado para a prevenção do raquitismo e osteomalacia em crianças e adultos e prevenção de deficiência em vitamina D em crianças e adultos.

É também indicado para a prevenção do raquitismo em recém-nascidos prematuros, tratamento de suporte da osteoporose em adultos e tratamento do hipoparatiroidismo e pseudohipoparatiroidismo em adultos.

O Infarmed apela às entidades que tenham estes lotes de medicamento em stock para que não os vendam ou administrem, devendo proceder à sua devolução.

Aconselha ainda os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes aos lotes em causa a não interromperem o tratamento e, “logo que possível”, solicitarem a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights