Brasil recua e diz que casos de Deltacron ainda não foram confirmados

16 de Março 2022

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, que na terça-feira anunciou as primeiras infeções da variante Deltacron do coronavírus SARS-CoV-2 no país, recuou hoje e esclareceu que os casos ainda são classificados como suspeitos.

“Os dois casos de Deltacron que citei mais cedo ainda estão em investigação e foram notificados ao @minsaude pelos estados. O sequenciamento total do vírus deve ser finalizado nos próximos dias pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz]”, escreveu Queiroga, numa mensagem nas suas redes sociais.

O ministro insistiu que, em todo o caso, “não há motivos para preocupação”, uma vez que a variante Deltacron, fruto de uma fusão entre as variantes Delta e Ómicron, não é tão grave, como admite a própria Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na terça-feira, Queiroga havia dito a jornalistas que ambos os casos foram registados no norte do país, nos estados amazónicos do Pará e Amapá, que fazem fronteira com Suriname e Guiana Francesa.

Queiroga até vinculou indiretamente essa condição de fronteira as infeções e, embora não tenha especificado que se trata de casos importados, ressaltou que a nova variante “está mais presente na França e em outros países europeus.”

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia no mundo, com pelo menos 655.585 mortes e 29,4 milhões de casos.

Nas últimas semanas, após uma melhora constante da situação, a maioria das cidades do país flexibilizou quase completamente as restrições e eliminou o uso obrigatório de máscaras ao ar livre, medida que no Rio de Janeiro foi inclusive estendida a espaços fechados.

A Covid-19 provocou pelo menos 6.011.769 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conferência Anual da APLL destaca projetos de apoio a doentes e sobreviventes

“+ pelos doentes, juntos pela saúde”: é o mote da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que vai reunir, uma vez mais, doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral, a partir das 14h00 deste sábado, 14 de setembro.

Comemoração do 45.º aniversário do Dia do Serviço Nacional de Saúde assinala-se a 15 de setembro em Coimbra

No próximo dia 15 de setembro, domingo, assinala-se em Coimbra uma das datas mais importantes do nosso País: O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da ‘Oliveira SNS’ que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Este ano, será interpretado o Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, pela Orquestra Clássica do Centro e pelos três coros da Ordem dos Médicos (SRCOM, SRNOM e SRSOM).

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights