China deixa de enviar casos ligeiros para hospitais

16 de Março 2022

Os doentes com Covid-19 assintomáticos ou com sintomas ligeiros vão deixar de ser hospitalizados, embora devam continuar a ser isolados em instalações especializadas, anunciaram autoridades chinesas.

O ajuste à estratégia de controlo da pandemia, seguida durante os recentes surtos, foi anunciado pela Comissão de Saúde da China, na terça-feira à noite, no mesmo dia em que a China registou 5.280 casos, o valor mais elevado desde o início de 2020.

Com base num “estudo detalhado das características de transmissão das variantes Delta e Ómicron”, só terão de ir para o hospital os infetados com sintomas moderadamente graves, disse a Comissão.

A China espera assim aliviar a pressão sobre o sistema hospitalar, que enfrenta um ressurgimento da Covid-19 numa escala sem precedentes desde o início da pandemia, em Wuhan, em 2020.

A estratégia “dinâmica de covid zero” da China obrigava todos os infetados e contactos próximos a serem tratados ou isolados em hospitais ou centros de quarentena.

Estas diretrizes mostraram serem de difícil aplicação em províncias como Jilin, no nordeste da China, com grande número de pacientes com sintomas ligeiros.

Entre os 1.509 casos positivos registados na terça-feira em Jilin, 1.494 eram assintomáticos ou tinham sintomas ligeiros.

A Comissão indicou ainda que os doentes hospitalizados com poucas hipóteses de infetar outros poderão receber alta e, em vez de uma quarentena, submeter-se a um período de uma semana de “autovigilância de saúde em casa”.

Na semana passada, as autoridades de saúde da China deram, pela primeira vez, ‘luz verde’ ao uso doméstico de testes rápidos de antigénios, que a Comissão considerou “um complemento para melhorar ainda mais a capacidade de deteção precoce de casos”.

As novas diretrizes apontaram também a “padronização do tratamento antiviral” contra a Covid-19, que inclui dois medicamentos aprovados nas últimas semanas: o Paxlovid, da empresa norte-americana Pfizer, e outro de produção chinesa, desenvolvido pela empresa Brii Biosciences.

Entretanto, a Comissão anunciou a deteção de 1.952 casos confirmados, nas últimas 24 horas, 1.860 dos quais por contágio local em diferentes partes do país, com destaque para o surto em Jilin, onde foram registadas 1.456 infeções.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights