Situações de violência em hospitais e centros de saúde aumentaram 16% em 2021

16 de Março 2022

A PSP anunciou na terça-feira que registou 961 situações de violência em hospitais e centros de saúde no ano passado, mais 16% do que em 2020.

No âmbito do programa de policiamento de proximidade “Saúde em Segurança”, que está a decorrer esta semana, a PSP precisa que cerca de 80% das unidades hospitalares e centros médicos pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) encontram-se na área de responsabilidade da PSP.

“No ano de 2021 foram registadas 961 situações de violência nestas unidades de saúde, o que corresponde a um aumento de 16% face ao ano de 2020, no qual foram registadas 825 situações”, refere a Polícia de Segurança Pública em comunicado.

Segundo a PSP, a violência psicológica representa a principal tipologia de violência, seguindo-se a violência física e o assédio moral.

Esta força de segurança indica também que cerca de 65% da violência registada é praticada por utentes, 21% pelos familiares ou acompanhantes dos doentes, 13% por profissionais de saúde e 1% por visitantes ou outras pessoas.

Como cerca de 86% da violência é praticada por utentes e familiares ou acompanhantes, a PSP pretende, “através do aumento da presença policial, contribuir para a redução e prevenção de ocorrências desta tipologia”.

Segundo a PSP, a primeira fase do programa “Saúde em Segurança” contempla a formação dos Pontos Oficiais de Contacto da PSP, que têm como objetivos prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no SNS, promover uma cultura de segurança no SNS, fomentar a criação de parcerias ao nível regional e local, promover formação para polícias e profissionais de saúde e reforçar a visibilidade policial junto dos centros hospitalares.

A PSP refere que “Saúde em Segurança” é um programa de policiamento de proximidade orientado para o setor da saúde e cuja criação foi preconizada no Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights