Uma em cada três crianças com deficiência a nível mundial experimentou violência nas suas vidas

16 de Março 2022

Quase 40% das crianças com deficiência tenham sido vítimas de bullying pelos seus pares. O bullying presencial (atos físicos, verbais, ou relacionais, tais como agressões e pontapés; insultos e ameaças; ou exclusão social) é mais comum (37%) do que o cyberbullying (23%)

Novas estimativas globais sugerem que um terço das crianças e adolescentes com deficiência foram vítimas de violência; e têm o dobro da probabilidade de experimentar qualquer forma de violência (física, emocional, sexual, negligência) do que as crianças sem deficiência.

As crianças com deficiência também experimentam taxas mais elevadas de bullying tanto presencial como online, com mais de um em cada três (38%) a sofrer bullying pelos seus pares.

As crianças com deficiências cognitivas ou de aprendizagem (por exemplo, TDAH, autismo) ou condições de saúde mental e as crianças com deficiências oriundas de ambientes com rendimentos mais baixos, são especialmente suscetíveis de sofrer violência.

Os autores apelam aos governos, profissionais e investigadores para redobrarem os seus esforços no sentido de acabar com níveis “alarmantemente elevados” de violência contra crianças com deficiência.

Crianças e adolescentes (de 0-18 anos de idade) com deficiência experienciam taxas consideravelmente mais elevadas de violência física, sexual e emocional e negligência do que aqueles sem deficiência, apesar dos avanços na sensibilização e política nos últimos anos, de acordo com uma revisão sistemática e meta-análise de estudos envolvendo mais de 16 milhões de jovens de 25 países, realizados entre 1990 e 2020, cujos resultados foram publicados hoje na revista The Lancet Child & Adolescent Health.

Os jovens com doenças mentais e deficiências cognitivas ou de aprendizagem (por exemplo, transtorno de défice de atenção e hiperatividade e autismo) são especialmente suscetíveis de sofrer violência e, em geral, as crianças com deficiências têm mais do dobro da probabilidade de sofrer violência em comparação com as crianças sem deficiências, o que pode ter um impacto sério e duradouro na sua saúde e bem-estar.

Os autores observam que embora o estudo forneça o quadro mais completo da violência experimentada pelas crianças com deficiência em todo o mundo, há uma escassez de dados dos países de baixo e médio rendimento (PRMI), especialmente no Sudeste e Ásia Central e na Europa Oriental [1].

No entanto, os autores afirmam que os resultados salientam a necessidade urgente de esforços de colaboração entre governos, profissionais da saúde e da assistência social, e investigadores para aumentar a sensibilização para todas as formas de violência contra crianças portadoras de deficiência e para reforçar os esforços de prevenção.

“As nossas conclusões revelam taxas inaceitáveis e alarmantes de violência contra crianças com deficiência que não podem ser ignoradas”, diz a Professora Jane Barlow da Universidade de Oxford, Reino Unido, que coliderou o estudo. “Todas as crianças têm direito a ser protegidas da violência que tem consequências sociais, sanitárias e económicas duradouras, incluindo taxas mais elevadas de abandono escolar, piores perspetivas de emprego, e um risco mais elevado de doenças mentais e doenças crónicas na vida posterior. Temos de investir urgentemente em serviços e apoio que abordem os fatores que colocam as crianças com deficiência em maior risco de violência e abuso, incluindo o stress dos prestadores de cuidados, o isolamento social e a pobreza”. [2]

 

Estima-se que 291 milhões de crianças e adolescentes têm epilepsia, deficiência intelectual, deficiência visual, ou perda de audição – o que representa cerca de 11% da população total de crianças e adolescentes a nível mundial. Muitos mais têm outras deficiências físicas e mentais. A grande maioria das crianças com deficiências – mais de 94% – vive em zonas de baixo rendimento, onde os riscos múltiplos convergem. Estigma, discriminação, falta de informação sobre deficiência, e acesso inadequado ao apoio social para os prestadores de cuidados contribuem para os níveis mais elevados de violência sofridos pelas crianças com deficiência. Isto pode ser ainda mais exacerbado pela pobreza e isolamento social. Os desafios únicos enfrentados pelas crianças com deficiência, tais como a incapacidade de verbalizar ou de se defenderem, podem também torná-las um alvo de violência.

Em 2012, uma revisão sistemática, publicada no The Lancet, estimou que mais de um quarto das crianças portadoras de deficiência nos países de elevado rendimento sofreram violência, e que as suas probabilidades de sofrerem violência eram mais de três vezes superiores às dos seus pares não portadores de deficiência [3].

Esta nova análise inclui um maior número de estudos de uma área geográfica mais vasta, mais tipos de violência (por exemplo, intimidação de pares e violência de parceiros íntimos), e uma gama mais vasta de deficiências (limitações físicas, perturbações mentais, deficiências cognitivas ou de aprendizagem, deficiências sensoriais e doenças crónicas), bem como a utilização de métodos atualizados para fornecer estimativas globais atuais da violência contra crianças com deficiências, até Setembro de 2020. As novas estimativas sugerem que uma em cada três crianças com deficiência são sobreviventes de violência e que têm o dobro da probabilidade de sofrer violência do que as crianças sem deficiência.

Os investigadores fizeram uma revisão sistemática e uma meta-análise de todos os estudos observacionais que medem a violência contra crianças com deficiência publicados em 18 bases de dados em língua inglesa e três bases de dados regionais chinesas entre 1990 e 2020. Foram analisados dados de 98 estudos envolvendo mais de 16,8 milhões de crianças (com idades compreendidas entre os 0-18 anos), incluindo 75 estudos de países de elevado rendimento e 23 estudos de sete países de baixo e médio rendimento [4].

A análise dos dados de 92 estudos que analisaram a prevalência constatou que as taxas globais de violência variavam por deficiência e eram ligeiramente mais elevadas entre as crianças com perturbações mentais (34%) e com deficiências cognitivas ou de aprendizagem (33%) do que entre as crianças com deficiências sensoriais (27%), limitações físicas ou de mobilidade (26%), e doenças crónicas (21%).

Os tipos de violência mais frequentemente relatados foram os emocionais e físicos, experimentados por cerca de uma em cada três crianças e adolescentes com deficiências. As estimativas sugerem que uma em cada cinco crianças com deficiência foi negligenciada e uma em cada dez foi vítima de violência sexual.

O estudo também chama a atenção para os elevados níveis de bullying entre pares, estimando-se que quase 40% das crianças com deficiência tenham sido vítimas de bullying pelos seus pares. O bullying presencial (atos físicos, verbais, ou relacionais, tais como agressões e pontapés; insultos e ameaças; ou exclusão social) é mais comum (37%) do que o cyberbullying (23%).

Em geral, as crianças com deficiência que vivem em países de baixo rendimento experimentaram taxas de violência mais elevadas do que as dos países de alto rendimento – possivelmente como resultado do acesso limitado a serviços de prevenção e apoio, níveis mais baixos de proteção legal, e atitudes e normas que estigmatizam as pessoas com deficiência e levam a uma maior tolerância social à violência.

“A violência contra crianças portadoras de deficiência é evitável. A estas crianças devem agora ser dadas as oportunidades certas de vida”, diz o colíder Dr. Zuyi Fang da Universidade Normal de Pequim, na China. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU visam pôr fim a todas as formas de violência contra crianças até 2030. Para o conseguir será necessário que líderes políticos, profissionais e investigadores trabalhem em conjunto para implementar o que já sabemos funcionar para prevenir a violência, tais como intervenções parentais baseadas em provas, ao mesmo tempo que desenvolvem e avaliam intervenções eficazes na comunidade, na escola e em linha que visam formas específicas de violência”[2] e acrescenta: “É evidente que os países de baixo e médio rendimento, em particular, enfrentam desafios adicionais, alimentados por fatores sociais e económicos complexos, e devem estabelecer quadros legais para prevenir a violência, a par do aumento da capacidade dos sistemas de saúde e de serviços sociais para abordar as necessidades complexas das crianças com deficiência e das suas famílias. É igualmente necessária uma investigação mais sólida em populações economicamente desfavorecidas e para investigar a violência perpetrada por parceiros íntimos e figuras de autoridade”[2].

Os autores reconhecem algumas limitações do estudo. Em primeiro lugar, apesar do aumento do número de estudos em comparação com a revisão de 2012, foram apenas 23 estudos de sete países com economias de baixos rendimentos – o que pode limitar as conclusões que podem ser tiradas. Salientam também que diferentes contextos, características metodológicas, tipos de deficiência e características das crianças (por exemplo, sexo e idade) poderiam ter influenciado as estimativas. Além disso, as diferentes definições e medidas de violência e deficiência tornaram difícil a comparação de estudos, enquanto menos de 40% dos estudos controlados por fatores de confusão ou utilizaram amostras representativas, tornando difícil estabelecer se os elevados níveis de violência se deviam à deficiência ou a outros fatores. Finalmente, uma vez que o estudo se baseia em grande parte em relatórios de crianças e cuidadores, e dada a natureza sensível e estigmatizada da violência e limitações cognitivas, a verdadeira prevalência da violência poderia ser ainda maior.

Escrevendo num Comentário relacionado, a Dra. Tania King da Universidade de Melbourne na Austrália (que não esteve envolvida no estudo) observa que é possível que tenha havido uma escalada nas taxas de violência contra crianças com deficiência desde a pandemia da COVID-19, acrescentando que, “o artigo 19 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, aprovada por muitos países em todo o mundo, consagra o direito das crianças a serem protegidas da violência. Como o número de crianças com deficiência continua a crescer em todo o mundo, devemos estabelecer sistemas e processos para as proteger da violência”. Melhores serviços e apoio às crianças com deficiência reduzirão muitos dos fatores de risco que estão na base do aumento das suas experiências de violência. Os imperativos para agir são muitos: são económicos, uma vez que os danos causados pela violência são dispendiosos. Os imperativos são sociais – a sociedade tem muito a ganhar com uma melhor inclusão das pessoas com deficiência. Mas o mais importante é que os imperativos são morais – é inaceitável que a sociedade atual tolere tais taxas de violência entre as crianças com deficiência”.

[1] The level of violence varied by region. Compared to Europe, children living in Africa, the Eastern Mediterranean, the Americas and the Western Pacific regions experienced violence more frequently. However, the authors note that there is limited research in Africa and the Eastern Mediterranean regions, and only four studies from those regions were included in the analysis, which may limit the accuracy of the estimates. The Article does not include regional estimates.
[2] Quotes direct from author and cannot be found in text of Article.
[3] https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(12)60692-8/fulltext
[4] High-income countries: Spain, USA, Greece, Sweden, Australia, Republic of Korea, Hong Kong, Taiwan, Finland, Norway, UK, Israel, Czech Republic, Switzerland, Cyprus, France, Croatia, and Ireland. Low and middle income countries: Brazil, China, Iran, Lebanon, Serbia, Turkey, Uganda.

Bibliografia: Global estimates of violence against children with disabilities: an updated systematic review and meta-analysis. Zuyi Fang, Ilan Cerna-Turoff, Cheng Zhang, Mengyao Lu, Jamie M Lachman, Jane Barlow

NR/Alphagalileo/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights